Andrea Barrios estreia em narrativas longas com o romance ‘Albertina Belmonte’
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Sofía Rodríguez
Albertina Belmonte alcança a idade adulta em plenos anos setenta. Apesar dos ventos de liberdade que sopram desde os anos sessenta, é reprimida pela família, que cultiva todo o peso de uma tradição em que as mulheres têm sua existência atrelada unicamente às tarefas domésticas. Quando abre o sótão de sua casa – trancado desde o misterioso desaparecimento de seu avô, descobre livros e conhecimentos que ele deixou e também a chance de se apropriar de seu destino.
Assim, empreende uma viagem só de ida em direção à descoberta de toda sua força e a beleza de ser quem a sua vontade pede. Em seu caminho, na Belle Époque montevideana, conhece Célia Ocampo e Eusébio Garay, que, sem querer, fazem com que reflita sobre sua existência e seu lugar no mundo, ajudando-a a tomar a grande decisão de sua vida.
“Escrito com linguagem fluida e cuidadosa, e mais que uma fábula sobre viagem no tempo, Albertina Belmonte é um romance que, ao tecer uma jornada para a conquista do amor próprio e romântico, da amizade, auto-estima, afeto familiar, reflete sobre a libertação feminina em contextos opressivos que ainda hoje, a nós, leitores do século XXI, não parecem nada anacrônicos.”, escreve Guilherme Azambuja Castro sobre a obra. Para a escritora Renata Wolff, “a alquimia de Andrea, uma autora tão herdeira da tradição do realismo mágico latino-americano quanto soberana de uma linguagem segura e particularmente sua, desafia todos os tipos de limites e encanta a cada página com a riqueza e a delicadeza das imagens, cenas e emoções que faz surgir desse fascinante destilado”.
Albertina Belmonte está disponível pelo site da BesouroBox.
Sobre a autora
Andrea Barrios é filha de pai e mãe uruguaios e nasceu em Porto Alegre, em 1976. Escritora, tradutora e professora de francês, e espanhol, ocupa a cadeira n° 5 da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Sul. Participou de coletâneas de conto e poesia no Brasil, Colômbia e México. É autora do livro de contos bilíngue Ao menos um descanso / Al menos un descanso (AGE 2018). Albertina Belmonte, já publicada em Portugal (edições Húmus, 2022), é sua obra de estreia como romancista.

Albertina Belmonte
Andrea Barrios
144 p.
R$ 44,90
Edições BesouroBox
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
