Primeiro livro de G R TISSOT registra a potência impulsiva, anárquica e livre do autor
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de acervo pessoal
Chegar aos trinta anos de idade gera em certas pessoas uma sensação de comoção e de ambivalência: já sou plenamente adulto? Já estou totalmente seguro de mim? Já iniciei o processo de “perda” da minha juventude? Tudo isso fez parte da criação de Flores Dilaceradas, coleção de poemas que marca a estreia de G R TISSOT em livro.
“Flores Dilaceradas foi escrito entre 2018 e 2019, quando eu ainda estava refugiado no interior, na fronteira, Porto Lucena, minha cidade natal”, explica o autor. “Além de ter sido um diário em poemas dos meus trinta anos, na primeira parte do livro eu coloquei poemas de anos anteriores, escritos de forma esparsa durante a faculdade ou até antes, e intitulei de Sementes“, conta.
Autor que reside sob o círculo de influência de nomes como Ana Cristina Cesar, Allen Ginsberg, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Lila Ripoll, Baudelaire, Rimbaud e Hilda Hilst, entre outros, TISSOT apresenta uma escrita que é puro transbordamento e expressa uma fala político-social que é também psicológica e talvez erótica.
O autor segue publicando seus poemas no Facebook, Instagram e Scribd.
Sobre o autor
G R TISSOT, de Porto Lucena, mas que reside desde 2009 em Porto Alegre, escreveu seu primeiro romance aos 11 anos, nunca publicado; aos 15, escrevia poemas e contos góticos. Mais tarde, escreveu de forma esparsa, poesia livre, já na universidade, no curso de relações internacionais da UFRGS. Escreveu intensamente, após graduar-se, levando-o à classificação em concursos nacionais e prêmios literários, tendo pela primeira vez seus textos publicados em antologias. A partir de então, começou a elaborar uma espécie de diário em poemas, escrevendo todos os dias rigorosamente e colocando a data embaixo, o que resultou no seu primeiro livro de poesias, Flores Dilaceradas, publicado em agosto de 2021, que não teve evento de lançamento devido à pandemia. Anteriormente, já havia publicado seu trabalho de diplomação como livro na Alemanha, A Revolução Cubana e os cinemas novos na América Latina dos anos 1960: os casos de Argentina, Brasil e Chile, trazendo uma perspectiva inovadora e multidisciplinar destas duas áreas: política internacional e cinema.

Flores Dilaceradas
G R TISSOT
272 p.
R$ 48,29
Editora Viseu
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
