Nostalgia dos anos 2000 e inspiração autobiográfica marcam ‘Lourdes’, livro de estreia de Cristina Wollenberg
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Philip Wollenberg
Radicada nos Estados Unidos há quase duas décadas, a escritora canoense Cristina Wollenberg estreia na literatura com Lourdes, romance publicado pela editora Palavra Bordada. A obra é o primeiro romance de uma trilogia que aborda a jornada de amadurecimento de uma jovem no fim da adolescência e os primeiros conflitos da vida adulta, longe de casa e em um país estranho.
Na obra, o leitor acompanha as aventuras de Camila Donato, uma menina que cresceu sob influência de séries e filmes norte-americanos, que deixa o conforto do lar da família, em Canoas, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, para seguir seu sonho de vida nos Estados Unidos. Nem tudo é como a teledramaturgia retrata e, isso, a protagonista vai descobrir no seu dia a dia em terras gringas. Repleta de referências gaúchas e datada no início dos anos 2000, a obra semi-autobiográfica reúne trechos da vivência de Cristina, que trabalhou como camareira na cidade de Gulf Shores, no litoral do Alabama, com personagens fictícios, como o brasileiro Lucas.
Os primeiros capítulos de Lourdes nasceram em 2014 — o título é uma referência à avó de Camila, personagem essencial em sua formação, cuja sabedoria atravessa todos os momentos da história. A leveza dos livros voltados ao público jovem encantou a escritora, que acompanha nomes como Thalita Rebouças e Paula Pimenta.
Ao longo da história — que conta com outros dois volumes ainda em produção — Camila encontra mulheres que são fundamentais na superação dos desafios na rotina de um estrangeiro nos EUA e as decepções amorosas. Entre os exemplos estão a bibliotecária MaryAnne, que originalmente trabalhava em um restaurante, a amiga Jô e até mesmo Kyoko, a colega camareira. O próximo livro deve retratar a protagonista já adulta, sob a influência de uma professora da faculdade e, na última publicação, o enredo a posiciona como referência para outras mulheres.
Sobre a autora
Cristina Wollenberg cresceu no Rio Grande do Sul e mora nos Estados Unidos há quase duas décadas. Formada em Comunicação pela University of New Orleans, cidade onde atualmente reside, sua paixão pela escrita surgiu ainda na pré-adolescência, influenciada pela madrinha, que cursava Jornalismo. Sua escrita é influenciada por Martha Medeiros, Luis Fernando Veríssimo, Clarice Lispector e, mais recentemente, por Elena Ferrante. Sempre inquieta, trabalhou como publicitária, produtora e professora.

Lourdes
Cristina Wollenberg
264 p.
R$ 59,90
Palavra Bordada
Compre aqui
