Intolerância política, paixões e lutas pessoais no novo romance do professor gaúcho Ricardo Machado
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Já está disponível pelo site da Editora Cinco Gatas o livro Guerra dos Gaudérios, de Ricardo Machado. A obra mistura ficção com fatos históricos, tendo como eixo central um dos principais levantes ocorridos no RS: a Revolução Federalista.
A narrativa se passa em meio aos embates entre Chimangos e Maragatos, no final do século XIX. Os Chimangos, também conhecidos como Pica-paus, defendiam a República. Já os Maragatos contestavam a centralização federal e a falta de autonomia no sul do país.
Os personagens do romance de Ricardo Machado são apresentados neste contexto, enfrentando lutas particulares e buscando, cada um a seu modo, a felicidade e a libertação. Embates sangrentos e intolerâncias políticas se sucedem por toda a obra, mostrando como os gaúchos lidavam com suas vontades motivadas pelas ideologias das duas facções.
Inspirado em obras como Guerra e Paz, de Tolstoi, A Guerra do Fim do Mundo, de Vargas Llosa, e Incidente em Antares, de Érico Veríssimo, Ricardo Machado propõe um romance épico, que convida à reflexão sobre o nosso passado, trazendo elementos de discussão para o presente e o futuro do RS e do país. A obra também aborda a discriminação racial e os direitos das mulheres.
Confira um trecho abaixo:
“Na fazenda, Venâncio e Fulgêncio torturaram o chimango usando um grande pedaço de metal em brasa. Pouco a pouco o homem era desfigurado no rosto, nos braços e no tórax com queimaduras que lhe marcariam o resto da vida se saísse dali vivo. Até que ele disse que os legalistas, em dois dias, fariam o descarregamento na estação de trem. Outras armas estavam escondidas num posto resguardado por um grupo de cinco homens fardados. Deu a descrição exata do local.
Depois de dois dias, Venâncio reuniu seus homens, um total de vinte, e surpreendeu um pelotão inteiro de pica-paus que transportavam metralhadoras, Winchesters, espingardas e munições num vagão. Era em tão grande quantidade que não foi possível saquear tudo. Houve feridos dos dois lados, mas somente um morto pelo lado dos maragatos. Um dos soldados pica-paus foi capturado e levado junto ao outro prisioneiro. O grupo de Venâncio ainda atacou, no mesmo dia, o posto dos pica-paus, surrupiando mais armas.”
Sobre o autor
Ricardo Machado nasceu em Porto Alegre, RS. É apaixonado por literatura, em especial romances. Além de escritor, é leitor de diversos gêneros. Tem graduação e mestrado em Química e doutorado em Educação em Ciências. É professor. Hoje, atua como diretor de uma escola pública.

Guerra dos Gaudérios
Ricardo Machado
204 p.
R$ 58
Editora Cinco Gatas
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
