Caça às bruxas e seitas messiânicas no Brasil

Estes são os temas de ‘A Noite do Cordeiro’, novo romance de Daniel Gruber

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A partir de uma das mais sombrias passagens da nossa história — a presença da Inquisição portuguesa e o início da escravidão africana na Bahia — A Noite do Cordeiro, novo romance do escritor gaúcho Daniel Gruber, combina elementos da literatura gótica e das narrativas de horror rural para retratar o pensamento fundamentalista e autoritário que formou o caráter colonialista de um Brasil de perseguições e opressões. Ao mesmo tempo histórico e atual, realista e insólito, o livro é como um pesadelo sinistro e macabro de uma noite que já dura mais de cinco séculos. 

Na trama, Vicente de Alcântara é um jesuíta humanista e recluso que só terá paz quando desvendar o mistério de uma menina que volta enfeitiçada da floresta. Por sua vez, Awa Ndongo é uma curandeira angolana capturada como escrava que não descansará até recuperar sua liberdade. Em um sufocante povoado na Bahia de 1620, os destinos de Vicente e Awa se cruzarão com o de um comissário da Inquisição portuguesa obcecado por bruxas e diabos.

“Descobrirmos um retrato de época pintado com perspicácia e pluralidade”, escreve a escritora e historiadora Taiane Santi Martins, vencedora do Prêmio Sesc de Literatura,  “sem nunca perdermos de vista o quanto disso tudo ainda ressoa no presente”.

Publicada pela editora O Grifo, a campanha de financiamento coletivo entra na reta final e fica no ar até 15 de dezembro no Catarse. Durante a campanha, o livro pode ser adquirido junto com outras recompensas, como marcadores, mapa, camisetas, jóias e outros livros da editora.

Link para a campanha: www.catarse.me/cordeiro

Sobre o autor
Daniel Gruber é escritor, editor e professor, natural de Novo Hamburgo (RS). Publicou quatro livros, entre contos e romances, todos pela editora O Grifo. É autor de A floresta (2020), finalista do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica, e um dos organizadores de O Novo Horror (2021), vencedor no mesmo prêmio na categoria projeto gráfico. A Noite do Cordeiro foi escrito durante seu doutorado em escrita criativa pela PUCRS.

A Noite do Cordeiro
Daniel Gruber
320 p. (aprox.)
Editora O Grifo
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário