Com a força de uma cavalaria

Artista multidisciplinar, Mitti Mendonça publica poemas inéditos em livro

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Escritos entre 2017 e 2020, os vinte e cinco poemas de Cavalos em Corrida Dentro da Garganta ampliam e dão continuidade aos temas pelos quais a autora Mitti Mendonça já é conhecida em seu trabalho nas artes visuais e publicações independentes. Um dos nomes mais atuantes nas feiras gráficas do Rio Grande do Sul, Mitti Mendonça vasculha suas memórias em torno do afeto e da ancestralidade negra para criar, com este livro, uma atmosfera de proteção e fortalecimento. A partir disso, desmancha os muros impostos pela sensação de opressão comum às mulheres negras do Sul do país.

“Escrevo para curar, escrevo para me livrar dos meus incômodos, acumulados, expulsar de dentro pra fora, deixar o afeto entrar — a ancestralidade guiar, construir ninhos de zelo e aconchegos”, explica a autora.

Cavalos em Corrida dentro da Garganta é uma publicação da Estúdio MAR Edições e está disponível neste link por R$ 50.

Mitti Mendonça em foto de Antonio Mainieri.

Sobre a autora
Mitti Mendonça é artista multidisciplinar. Reside e trabalha entre as cidades de São Leopoldo e Porto Alegre. Em 2017, criou o selo Mão Negra, visando abordar no campo das artes visuais as questões de ancestralidade, memória e afeto. Tem como técnica o bordado, a pintura, a colagem e a ilustração. Além disso, a poesia também faz parte de seus processos de criação, onde explora a escrita na arte sonora e em publicações. Participa do circuito nacional e internacional de exposições e feiras de arte impressa. E como arte-educadora vem ministrando oficinas artísticas em instituições como Casa de Cultura Mario Quintana, Instituto Tomie Ohtake, Fundação Iberê Camargo e Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Em 2020, venceu o segundo lugar do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea Porto Alegre. Em 2021, foi curadora do artista plástico Pelópidas Thebano, no XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, com a exposição Raiz que se alastra. E participou da residência artística e exposição coletiva Presença Negra no MARGS e da exposição coletiva Empowerment, no Kunstmuseum Wolfsburg, Alemanha, em 2022. Faz parte da Nacional Trovoa, coletivo de artistas, curadoras e arte-educadoras racializadas.

Sobre o ilustrador
Wagner Mello é artista e educador que atua no campo das artes visuais e gráficas e da educação social. Media atividades relacionadas à difusão da publicação independente e ilustração e atua no circuito de arte de forma autônoma, articulando e produzindo em diversas frentes. Em sua produção, exercita o experimento gráfico como construtor de narrativas, buscando na imagem uma dimensão política de criar e perpetuar vizinhanças, que transita entre técnicas, da colagem ao digital, do desenho à fotografia, do não dito à palavra. Participa de projetos especiais, como a intervenção artística no muro do Goethe-Institut Porto Alegre e expôs no Museu de Arte do Rio Grande do Sul e no Cité Internationale Des Arts (França), entre outros.

Cavalos em Corrida Dentro da Garganta
Mitti Mendonça
70 p.
R$ 50
Estúdio MAR Edições
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário