O programa destaca leituras cênicas de poemas que estão na lista das leituras obrigatórias do Vestibular 2023 da UFRGS
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Em preparação para o Vestibular 2023 da UFRGS, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro, a Rádio da Universidade e o Instituto de Artes (IA) apresentam o especial Janelas Poéticas, com leituras cênicas de trechos de obras que estão na lista de leituras obrigatórias do processo seletivo. A atriz e diretora cênica do IA, Elisa Lucas, acompanhada do trompetista e servidor do Instituto, Chico Gomes, destaca poemas de Adélia Prado e Sophia de Mello Breyner Andresen, as duas poetas mulheres da lista. O especial vai ao ar na quinta-feira, dia 12 de janeiro, às 10h20, com reprise na sexta-feira, dia 13, às 20h05.
O projeto Janelas Poéticas aconteceu de forma presencial em 2022, durante o evento UFRGS Portas Abertas, que recebeu nos campi pessoas interessadas em ingressar na Universidade. Na ocasião, houve uma performance cênica no Centro Cultural da UFRGS. Agora, as leituras então apresentadas tomam as ondas da rádio para chegar a mais vestibulandos e amantes da poesia. A curadoria dos poemas foi feita pela locutora e mestranda em Letras pela UFRGS Liz De Bortoli, que retirou os textos dos livros Bagagem, publicação de estreia de Adélia Prado, e Coral e outros poemas, uma antologia de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Elisa Lucas, diretora cênica da iniciativa, também é coordenadora do projeto de extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual. Ela desenvolveu o roteiro do especial Janelas Poéticas em colaboração com José Carlos Azevedo, do Núcleo de Comunicação e Cultura do Instituto de Artes. O programa teve produção de Mariana Sirena e André Grassi, que também é responsável pela edição.
Ouça nos AM 1080 e em www.ufrgs.br/radio
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
