Versos de uma denúncia feminista

Estreia da caxiense Geneviève Faé na literatura, ‘Ponha-se no seu lugar’ é um libelo em defesa da revolta e da voz poética feminina

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Está disponível pelo site da Editora Patuá o livro Ponha-se no seu lugar, estreia de Geneviève Faé na literatura. Passeando por entre versos, aforismos e comentários-resposta a intromissões masculinas ou a diálogos-alerta a outras mulheres — textos talvez imaginados, talvez não —, a obra constrói um itinerário pela subjetividade de uma autora que reflete sobre o lugar social, econômico, político, discursivo e simbólico no qual as mulheres brasileiras são colocadas cotidianamente. Cenas de assédio, opressão e objetificação permeiam os poemas, garantindo uma experiência de leitura que promove o desacômodo na pessoa leitora.

Confira um poema de Ponha-se no seu lugar abaixo.

Não se nasce mãe; torna-se
como eu queria ter lido Simone de Beauvoir
não que ela tenha dito isto
mas disse algo parecido

Como eu queria saber que, quando nasce um bebê, não nasce uma mãe
uma mãe se constrói a cada choro impreciso
a cada noite em claro
a cada dor dilacerante
a cada dúvida existencial

Não se nasce mãe; torna-se
a cada ano, um novo desafio
feito um jogo, em que você avança na medida da dificuldade
– permita-se nascer no seu tempo

Sobre a autora
Geneviève Faé nasceu em Caxias do Sul/RS, em 1985. Passou boa parte destes 36 anos lendo. Formada em Letras, com Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade, tornou-se professora de produção textual, atividade que preenche seus dias há mais de 15 anos. Todavia, no oco da pandemia, no desespero do cotidiano confinado, resolveu-se escritora.

Ponha-se no seu lugar
Geneviève Faé
128 p.
R$ 49,90
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário