Barco a Vapor 2023: inscrições até 3 de março

Somente um texto original e inédito nos gêneros romance ou novela para criança ou jovens será contemplado com publicação e prêmio de R$ 40 mil

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Seguem abertas até o dia 3 de março de 2023 as inscrições para o 19º Prêmio Barco a Vapor que vai selecionar para publicação um texto literário original nos gêneros romance e novela para jovens e crianças e conceder um prêmio de R$ 40 mil para seu autor. A obra deve entre 11 mil e 210 mil caracteres com espaços, sem ilustrações, inéditos e escritos em língua portuguesa.

O original deve ser enviado em Word ou PDF e assinados com pseudônimo. Os dados pessoais para identificação posterior devem constar apenas na ficha de inscrição e cada participante pode inscrever até dois textos originais. A obra deve ser submetido em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo, margens de 2,5 cm, orientação no modo “retrato”. A primeira página deve conter somente título da obra e nome fictício.

Em termos de fluência leitora e extensão do texto, o original vitorioso será enquadrado em alguma das séries da coleção Barco a Vapor, que são: Série Branca para leitor iniciante a partir de seis anos; Série Azul para leitor em processo a partir de oito anos; Série Laranja para leitor fluente a partir de dez anos, e Série Vermelha para leitor crítico, a partir de doze anos. Os participantes não precisam se preocupar em definir a qual série seus textos pertencem.

Fundação SM e a SM Educação serão responsáveis por todo o processo de edição da obra e escolha das ilustrações e poderão propor alterações pontuais no texto.

Somente um único texto original será contemplado com o Prêmio Barco a Vapor.

Confira o edital completo e faça sua inscrição no site oficial do prêmio.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário