Literatura para a infância e antirracismo

Fernanda Bastos conduz atividade online que ocorre em três aulas entre 5 e 19 de abril, sempre às quartas

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Gustavo Schossler

Estão abertas as inscrições para o curso Literatura para a infância e antirracismo com Fernanda Bastos. A atividade ocorre entre os dias 5 e 19 de abril, sempre às quartas-feiras, em três encontros online, das 20h às 21h30.

Na primeira aula, Fernanda vai investigar como tem sido a representação das personagens negras e brancas em livros didáticos e textos literários recomendados para crianças ao longo do século 20. Na segunda aula, a reflexão estará centrada nos parâmetros que podem ser adotados para identificação de obras comprometidas com o combate ao racismo. E na terceira, serão desenvolvidas propostas de leitura e atividades de literatura antirracista para a infância.

O curso é oferecido pelo Lugar de Ler em parceria com a Editora Boitempo. As inscrições custam R$ 180 em até cinco vezes sem juros no cartão e devem ser feitas neste site.

Sobre a professora
Fernanda Bastos nasceu em Porto Alegre no ano do centenário da Abolição da Escravatura no Brasil. É jornalista, poeta, tradutora e cofundadora da Figura de Linguagem, editora negra e independente pela qual lançou os livros Dessa Cor (2018), Eu Vou Piorar (2020) e Os árbitros, as botas, as melancias & os postes (2021). Também é autora do volume de poesia Selfie-purpurina, que integra a coleção Madrinha Lua, de poesia contemporânea da editora Peirópolis. Em 2022 integrou o coletivo curatorial da 20ª FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty – ao lado da professora da UFBA Milena Britto e do crítico literário Pedro Meira Monteiro.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário