Cleonice Bourscheid participa do Salão do Livro de Genebra

Escritora gaúcha vai lançar três livros, além de receber um prêmio

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A escritora Cleonice Bourscheid participa do Salão do Livro de Genebra, que ocorre de 22 a 26 de março. Durante o evento, ela vai autografar os livros Ave, Tekohá e Curumim — ambos publicados pela Edições Ardotempo. E também vai lançar a versão em francês do livro Será que todo sapo vira príncipe? (Est-ce que tous les grenouilles deviennent des princes?), vencedor do Prêmio Helvetia Junior.

No primeiro dia do evento literário, 22 de março, Cleonice receberá o VII Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros pelo livro Ave, Tekohá, honraria concedida a obras escritas em língua portuguesa que tenham se destacado no âmbito literário do país, onde foram publicadas. A cada dois anos a entrega é realizada na cidade de Genebra na Suíça, e, neste ano a ocasião será ainda mais especial, com o retorno do salão no formato presencial.

Cleonice Bourscheid é poeta, professora, tradutora e produtora cultural. É autora dos livros de poemas Passa, Passa, Passarinho/ Ave, Pássaro/ Comadre, Corujinha e Compadre Gavião/ Ave, flor/Piquenique no jardim/ Vovô, Vicente e o Vento. É idealizadora dos projetos Ave, Pássaro, Ave, flor e Piquenique no Jardim, projetos interdisciplinares que aliam poesia, música, literatura, artes plásticas e teatro. Tem contos e poemas publicados no Brasil, Uruguai, Itália, Portugal e Suíça. Em 2018, recebeu as distinções pelo livro Ave, Água: Livro do Ano, categoria especial pela Associação Gaúcha dos Escritores (AGES), finalista do Troféu Alceu Wamosy da Academia Rio-grandense de Letras, categoria poesia, Prêmio Internazionale “Poesia, Prosa e Arti Figurative 2018”, pela Academia Internazionale II Convivio, Sicília (Itália).

Durante a pandemia, através do Grupo Amar Genuíno, conheceu a Aldeia Pindó Poty e iniciou o Projeto Guarani, inspirado na Cosmologia Guarani, que se desdobrou nos livros Ave, Tekohá! e Curumim, exposição fotográfica e na formação no Coral Infantil Pindó Poty. Em 2021, realizou exposição no Theatro São Pedro, em Porto Alegre (nova exposição será realizada no Teatro São Pedro, desta vez com o acréscimo das ilustrações do livro infantil Curumim, ilustrados pela artista Joana Puglia. O evento contará com a participação de escolas e será aberta na Semana dos povos originários, no mês de abril de 2023).

Em 2022, participou presencialmente do VII Festival de Poesia de Lisboa, quando recebeu o Certificado de Menção Honrosa e participação na antologia Corpos de amor e luta. E, durante todo esse ano, a autora participou de encontros com alunos das redes públicas, municipal e estadual, através dos programas “Adote um Escritor” e “Autor Presente”, incentivando a leitura e difundindo a cultura dos nossos povos ancestrais.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Uma resposta para “Cleonice Bourscheid participa do Salão do Livro de Genebra

  1. Feliz de ver tua caminhada de criação!
    Tua alteridade se faz sentir em cada livro e por onde passas… Parabéns
    Uma honra para nós gaúchos🌷

    Curtir

Deixe um comentário