Livro infantojuvenil propõe reflexão sobre hino do Rio Grande do Sul

Em ‘O Mistério das Histórias Invisíveis’, Chris Dias busca questionar o apagamento do povo Negro na formação histórica do RS

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Para cumprir um desafio proposto pela professora, André e Alice partem em busca de uma história invisível e transitam em cada fato histórico que compõe a letra do Hino Riograndense em busca de desvendar o grande mistério que se esconde em suas palavras. Ao chegarem ao trecho “povo que não tem virtude acaba por ser escravo”, surgem inúmeras dúvidas, contradições e estranhamentos sobre a não presença do papel do Negro na História do Rio Grande do Sul. A fim de agregar aos debates sobre o assunto, a escritora Chris Dias apresenta o livro O Mistério das Histórias Invisíveis, obra direcionada ao público infantojuvenil e que conta com ilustrações de Wagner Mello.

“Acredito que os casos de racismo que acontecem no Rio Grande Do Sul, de certa forma, são autorizados por esse hino. É por isso que desconstruir esse cântico é muito importante. Talvez refletir sobre ele seja uma forma muito potente de investir sobre o tema. A minha contribuição é fazer pensar, do mesmo jeito que eu fiz internamente. Como perceber as coisas que estão aí e parecem óbvias”, reflete a autora, que considera essa obra a mais importante dos 43 livros que já escreveu ao considerar a prática do antirracismo essencial na construção de uma sociedade mais justa.

A obra tem preço de R$ 50 e pode ser adquirida via whatsapp neste link.

Sobre a autora
Chris Dias nasceu em Porto Alegre, onde vive até hoje. É escritora e ministra cursos para professores e interessados na leitura literária e produção cultural para a infância. Há 18 anos teve o seu primeiro livro publicado, e desde lá acumula 42 títulos em editoras como Editora Globo, FTD e Elefante Letrado. Entre seus principais prêmios estão o Açorianos de Literatura, o Prêmio AGES e já foi finalista no Jabuti.

Sobre o ilustrador
Wagner Mello é artista e educador que atua no campo das artes visuais e gráficas e da educação social. Media atividades relacionadas à difusão da publicação independente e ilustração e atua no circuito de arte de forma autônoma, articulando e produzindo em diversas frentes. Em sua produção, exercita o experimento gráfico como construtor de narrativas, buscando na imagem uma dimensão política de criar e perpetuar vizinhanças, que transita entre técnicas, da colagem ao digital, do desenho à fotografia, do não dito à palavra. Participa de projetos especiais, como a intervenção artística no muro do Goethe-Institut Porto Alegre e expôs no Museu de Arte do Rio Grande do Sul e no Cité Internationale Des Arts (França), entre outros.

O Mistério das Histórias Invisíveis
Chris Dias, ils. Wagner Mello
96 p.
R$ 50
Editora Acesso Popular
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

2 respostas para ‘Livro infantojuvenil propõe reflexão sobre hino do Rio Grande do Sul

  1. Lamentável, essa obra como outras destacadas aqui não atendem nenhum projeto educacional, somente tenta confundir e mascarar a incapacidade da sra autora em reconhecer a grandeza e o valor histórico da bela letra do hino Rio Grandense, e de efeito na prática zero, não acrescenta nada, talvez quem se interessaria seria um certo grupo de vereadores que não posse não tiveram a decência de ao menos levantar a bunda da cadeira.

    Curtir

Deixe um comentário