Juarez Guedes Cruz discute Borges e Cortázar em curso que une literatura e psicanálise

Atividade acontece dias 4 e 11 de abril, às 19h, no Instituto Ling

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Durante o mês de abril, o médico, psiquiatra e escritor Juarez Guedes Cruz discutirá contos de dois gênios literários em um curso especial no Instituto Ling. Dividida em dois encontros, a atividade debate no dia 4 O Aleph, de Jorge Luis Borges, e no dia 11 As Babas do Diabo, de Julio Cortázar, analisando profundamente não só as obras, mas as biografias de cada um dos autores.

Realizado em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), o curso une psicanálise e literatura, aproveitando aquilo que pode ser chamado de iluminação mútua na construção de significados. A conexão entre as duas áreas é antiga: enquanto construía as bases do vasto tecido simbólico que designou a psicanálise, Freud muitas vezes salientou o apreço que sentia pelos artistas e por seus insights intuitivos a respeito do funcionamento psíquico.

As inscrições custam R$ 230 e podem ser feitas no site do Instituo Ling e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre/RS). Antes das aulas, os participantes receberão os textos de ambas as obras para leitura prévia.

Sobre o ministrante
Juarez Guedes Cruz é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui especialização em Clínica Psiquiátrica pela mesma instituição e em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Entre suas publicações estão os livros de contos A cronologia dos gestos (2003, vencedor do Prêmio Açorianos), Alguns procedimentos para ocultar feridas (2007, finalista do Prêmio Açorianos) e Antes que os espelhos se tornem opacos (2012), além do recente José de Oliveira Latimer: biografia íntima (2022), um exercício ficcional em torno do personagem que dá título à obra.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário