Livro de Gabriela Porto Alegre reúne poemas que convidam leitores à desaceleração e à contemplação
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
Aquilo que está morto em nós e no que nos rodeia mobiliza os poemas de Nada que se assemelhe a qualquer animal vivo, obra de Gabriela Porto Alegre publicada pela Urutau e que estará disponível em breve pelo site da editora. Influenciada por Aristóteles, a autora subdivide o material nas três fases do teatro trágico: pena ou compaixão; medo ou horror e, por fim, a catarse ou sublimação.
Nada que se assemelhe a qualquer animal vivo explora as transformações íntimas de uma mulher que decide, palavra a palavra, venerar as inutilidades. Gabriela Porto Alegre começou a escrever seu livro em 2020, quando teve que voltar para sua cidade natal, Rio Grande, e reencontrou a praia do Cassino, o mar em que cresceu. No isolamento, se familiarizou mais profundamente com a literatura e passou a realizar lives e saraus poéticos individuais e coletivos no Instagram. Foi em meio a mudanças de rotina e pequenas revoluções cotidianas, como o hábito de escrever diariamente, nadar e fazer longas caminhadas na praia, que a autora de 24 anos passou a visualizar seus poemas como um itinerário do si.
o pequeno pânico imposto pela paisagem divina
[…]
as groselhas rasteiras
que pressiono contra meus lábios
e sinto escorrerem pintando o comprimento da minha alma
Sobre a autora
Gabriela Porto Alegre é poeta, tradutora e pesquisadora de literatura francófona. De Rio Grande (RS), cursa Letras – Francês. Em 2021, publicou Veneza Salva — poesia e dramaturgia em Simone Weil e em 2022 traduziu Mas meu vestido não ficou amassado, de Corinne Hoex, com apoio da casa de literatura belga Passa Porta (ed. Bestiário). Participa de revistas como a Zine Marítimas e do coletivo Mulherio das Letras. Vê o poema como palimpsesto, um território tomado por fendas e palavras. Escreve no instagram @portoalegregabi.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
