Atividades acontecem nos dia 15 e 29 de abril, no Cirandar, abrangendo jogos de história, escrita, ilustração em preto e branco, papercut e roteiro para tirinhas
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A Confraria Reinações reúne escritores, professores e profissionais do livro de todo o Brasil que se encontram mensalmente de forma online para discutir obras literárias infantis e juvenis. Para celebrar quase duas décadas ininterruptas de encontros, integrantes do Reinações irão promover, no Cirandar (Rua dos Andradas, 851 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS), cinco oficinas abertas ao público interessado.
Para participar, basta se inscrever neste formulário e contribuir, no dia, com 1kg de alimento não perecível.
As atividades vão culminar com o encontro mensal número 191 da Confraria, no dia 29, discutindo a obra A famosa invasão dos ursos na Sicília, de Dino Buzatti. Desde a pandemia de Covid, os encontros do grupo vinham acontecendo de forma online, mas a comemoração será de maneira híbrida: com encontro presencial e participação digital para que os integrantes de fora da capital gaúcha também se façam presentes.
Confira a programação de oficinas abaixo:
Dia 15/04
10h: Jogos de História como inspiração para a escrita, com Maiara Alvarez
Os jogos de interpretação de papéis, conhecidos popularmente pela sigla RPG (roleplaying game, em inglês) e outros jogos de história, além de divertidos, podem se tornar ferramentas interessantes para ajudar a inspirar e treinar criação de personagens, cenários e enredos. A oficina fará uso do jogo brasileiro chamado Pulse, de autoria de Encho Chagas. Vamos jogar uma sessão do jogo, construindo conjuntamente uma narrativa livre. Não precisa de nenhum conhecimento prévio e os materiais necessários vão ser disponibilizados no momento da oficina.
13h30: A palavra como objeto lúdico, com Alexandre Brito
Um poema ou um texto em prosa são, fundamentalmente, objetos constituídos de palavras. O que os tornam distintos um do outro, ou antes, o que confere qualidade literária a estes textos é a forma com que estas palavras são combinadas. Assim, a oficina pretende explorar as possibilidades sonoras, imagéticas e semânticas das palavras visando a criação de um texto inventivo e instigante.
16h: Ilustrando em preto e branco, com Laura Castilhos
Apreciação e realização de trabalhos em Preto e Branco, ou seja, sem o uso de outras cores. Material necessário: Lápis grafite preto 6B, Faber Castell (Opcional: Lápis grafite importado 6B e/ou 7B e/ou 8B, e/ou 9B); 2 folhas de Papel branco tamanho A4 (de preferência, gramatura 120 mais).
Dia 29/04
10h: Papercut, com Gláucia de Souza
Produzir papercuts a partir de inspiração na obra em papel de Hans Christian Andersen para, posteriormente, tomá-las como referência para a produção de pequenos poemas ou textos.
13h30: Oficina de Criação de Roteiros para Tiras (HQ), com Christian David
A oficina tem por objetivo apresentar um panorama sucinto da produção de tiras e de seus tipos quanto à forma e ao conteúdo, bem como capacitar os alunos para a elaboração de tiras mediante práticas de criação de personagens, escolha de temas e produção de roteiros tendo em vista a exploração e entendimento de elementos como “gag”, “timing”, “punchline” e a relação entre texto e imagem.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
