Livro ‘Feira feroz’ é premiado com o Selo Cátedra UNESCO de Leitura

Com ilustrações do gaúcho Daniel Kondo, obra venceu na categoria Seleção pelo seu valor literário, estético e editorial

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

O livro Feira feroz, de Adriana Fernandes e Daniel Kondo foi contemplado com o Selo Cátedra UNESCO de Leitura, na categoria Seleção pela alta qualidade da obra.

A distinção, que será entregue no dia 18 de abril, tem como diferencial o olhar cuidadoso de pesquisadores que, a partir do objeto livro, avaliam a qualidade literária, plástica e editorial da obra, considerados temas e gêneros diversos e diálogo entre a linguagem verbal e a linguagem visual.

Instituída em 2016 pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer) e pela Cátedra UNESCO de Leitura, a premiação busca reconhecer as melhores  obras literárias anuais para crianças e jovens. O selo é concedido pelo Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ), composto por pesquisadores e especialistas na área.

Em Feira feroz, ao fundir em uma única palavra bicho e vegetal, criam-se novos vocábulos e desenhos inesperados. O leitor também é provocado a criar suas próprias combinações.

O primeiro livro em parceria de Adriana e Daniel é A vaca foi pro Brejo (VR Editora, 2021), reconhecido com o selo Altamente Recomendável pela FNLIJ.(Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

Sobre os autores
Daniel Kondo
 é gaúcho de Passo Fundo (1971), descendente de japoneses. Viveu muitos anos em São Paulo, onde desenvolveu boa parte de sua carreira profissional, e, atualmente, reside em Punta del Este, no Uruguai. O trânsito entre diferentes culturas se reflete na versatilidade da sua linguagem, seja na atuação como designer, seja como artista gráfico. A relação do ser humano com a natureza inspira grande parte de sua obra literária.

Adriana Fernandes é carioca (Rio de Janeiro, 1971) e arquiteta, trabalhou como diretora de arte de importantes veículos de mídia impressa no Brasil. Já publicou O Estranho caso da massinha fedorenta (Companhia das Letrinhas, 2015) com Heloisa Prieto, e Poesia das Coisas (SESI-SP, 2017) com Silvana Tavano.

Feira feroz
Adriana Fernandes, ils. Daniel Kondo
48 p.
R$ 41,94
VR Editora
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário