Roberto Fernandes Monteiro estreia na literatura

Contos do livro ‘Inço do Asfalto’ são prefaciados por Cristiano Baldi

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Narrativas que registram um único e singelo instante cheio de graça ou estranheza. É assim que Cristiano Baldi, escritor e professor universitário, define os contos do livro Inço do Asfalto, estreia literária do escritor Roberto Fernandes Monteiro. A obra terá sessão de autógrafos no sábado, 6 de maio, das 18h às 21h, no Apolinário Bar (Rua da República, 552, bairro Cidade Baixa), em Porto Alegre. A entrada para o evento é gratuita.

O livro conta com colagens digitais feitas especialmente para a obra, de autoria da designer Alana Anillo, que também é responsável pela capa, diagramação e projeto gráfico de Inço do Asfalto. A coordenação editorial é de Flávia Cunha, jornalista e mestre em Literatura Comparada pela UFRGS. Desde 2018, a produtora editorial dá suporte para escritores independentes lançarem livros que contam com a participação de profissionais experientes na cadeia produtiva do livro, como designers e revisores.

No conto que dá título ao livro, o autor dá voz à uma erva daninha nascida no meio da dureza urbana. Este inço é uma representação da solidão e estranhamento em relação à realidade, também presente nas demais narrativas criadas pelo escritor:

“A minha folhinha tava verdinha, tímida e vívida sob o betume espesso, cinza-escuro, espremida entre uma ranhura que parecia um vinco de boca sem colágeno e o muro do colégio Três de Outubro. O cenário me causava uma certa graça triste, pois tive que fazer um contorcionismo para me salvar de ser atropelado pelos carros velozes que passavam aos milhares pela Av. Wenceslau Escobar, na curva acentuada onde floresci de uma ativação metabólica de algo que germinou.” (p. 186)

No total, são mais de 40 contos, muitos deles tendo como espaço da ação museus, centros culturais e teatros. No prefácio, Cristiano Baldi pondera: “esses cenários não estão lá como símbolos de uma pretensiosa erudição. São, antes, palcos dos pequenos dramas rotineiros, das pequenas vontades, dos dilemas da pessoa comum.”

Sobre o autor
Roberto Fernandes Monteiro nasceu em Porto Alegre, em 1968. É funcionário público, atuando na secretaria de Cultura do estado do Rio Grande do Sul. Escreve há cinco anos. Gosta de ler Rubem Fonseca, Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, entre outros autores contemporâneos, que usa como combustível inspirador para se livrar do tédio da própria existência. Inço do Asfalto é seu livro de estreia. Para mais informações: www.robertofernandesmonteiro.com.br

Inço do Asfalto
Roberto Fernandes Monteiro
192 p.
Edição do autor
R$ 36

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário