A menina que não cabia

Francine Schiavenin Veadrigo traz em livro um olhar sensível sobre autoconhecimento e inteligência emocional para crianças

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está disponível pelo site da Editora Cassol o livro A menina que não cabia, escrito por Francine Schiavenin Veadrigo e ilustrado por Carolina Petersen. A obra tem preço de R$ 48,50.

Contrariando a ideia que nos é colocada de que precisamos nos encaixar, caber ou nos moldar a um padrão de comportamento, principalmente na infância, a autora traz um novo olhar para o ser, o pensar e o sentir diferentes. É a partir dessa inquietação que a história da menina Aurora inicia.

“Muitas vezes, como pais ou cuidadores, ensinamos nossas crianças a se comportarem com padrões pré-prontos. Inevitavelmente, é comum esses padrões serem familiares e que passemos adiante, geração após geração. Porém, se ao invés da resposta pronta, pudéssemos proporcionar aos nossos filhos uma jornada de autoconhecimento? Quais ferramentas seriam necessárias para que cada criança pudesse trilhar seu caminho de maneira única, principalmente o caminho interno, das emoções?” indaga a autora.

Aurora é uma menininha que está crescendo e começa a perceber que pensa um pouco diferente do seu entorno. Valente e com espírito aventureiro, ela vai em busca do que faz sentido para ela, mesmo sem saber, inicialmente, muito bem o porquê. O nome Aurora foi cuidadosamente escolhido pela escritora para dar luz a essa menina de pensamentos diferentes, que não se encaixa em nenhuma história contada e que busca a sua própria identidade. “Como o nascer do Sol, que acontece diferente a cada manhã, a menina também desperta um olhar diferente sobre nossas emoções” complementa Francine.

As ilustrações, de Carolina Petersen, dão um toque especial à obra, trazendo o verde da natureza de maneira autêntica e delicada. É em meio aos animais, flores e árvores que a história se desenvolve, ganha cores e formas e algumas personagens especiais, como o tatu que acompanha Aurora durante sua travessia.

Sobre a autora
Francine Schiavenin Veadrigo nasceu em uma pequena cidade da Serra Gaúcha, Flores da Cunha, e mora em Porto Alegre desde 2010. É mãe de duas meninas, Bianca e Ísis. Escolheu como formação acadêmica a medicina de família e comunidade e a terapia sistêmica. Como formação experiencial e afetiva, sempre teve paixão por novas culturas, saindo cedo da cidade natal para estudar e viajar por muitos países, o que a levou para o mundo. Porém, sua experiência mais incrível foi e continua sendo sua jornada interna, de autoconhecimento, iniciada principalmente ao ser mãe. Foi a partir daí que reviveu seu sonho de infância, quando via a irmã envolvida no mundo da escrita. Com a coragem que só ser mãe proporciona, agora se torna escritora.

Sobre a ilustradora
Carolina Petersen nasceu em Brasília, foi criada na Bahia e mora atualmente em Porto Alegre. Descalça, cabelos ao vento, a criança que corria entre as árvores do pátio é a mesma que agora brinca com as tintas, em cores botânicas na arte da vida. É arquiteta de formação e faz das artes plásticas o seu motor. Explorar essa brasilidade é o que a move, e a natureza expressa exatamente o que quer dizer (e ser); autêntica e natural, selvagem, mas também tranquila, contando sua história através das pinceladas coloridas.

A menina que não cabia
Francine Schiavenin Veadrigo, ils. Carolina Petersen
24 p.
R$ 48,50
Editora Cassol
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário