Oposição poética ao individualismo

Em novo livro de poemas, Sérgio Canarim elabora uma reflexão sobre existência e transcendência

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Felipe Vilella

No dia 21 de junho, a partir das 19h, o poeta Sérgio Canarim lança seu mais recente título, a gota — queda livre, no Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22 – Porto Alegre/RS). Dividida em quatro capítulos (a inocência, a revolta, o aceite e a fruição), a obra estende-se por 146 páginas de poemas breves que traduzem as etapas do crescimento pessoal. Conhecido por suas obras que desenvolvem reflexões sobre a vida e a transcendência, Canarim retorna aos temas agora sob uma nova abordagem:

“O poema que abre o livro é a história de vida de uma gota. Desde quando ela se forma na nuvem e tudo que ela passa descendo, voando, em queda livre, até que ela atinge o destino final: o solo ou a água”, explica o autor. “Pensei na vida da gota como a história dos seres vivos, principalmente humanos: tu és jogado no mundo e ficas suspenso, não tens segurança concreta. Não há controle algum. E se achar que tens, é ilusório. No final, vais te espatifar no chão”, completa, revelando ainda que a inspiração para a gota partiu principalmente de suas práticas meditativas.

O escritor, que é graduado em Filosofia e Direito, afirma que se dedicou por um bom tempo aos pensadores do Ocidente. No entanto, não encontrou respostas para seus dilemas. Resolveu, então, tentar explicações na meditação em busca por clareza mental e emocional — um exercício já evidente em seu livro anterior, Esquizo-iluminado, de 2019.

Com contracapa escrita pelo poeta Ronald Augusto, a gota — queda livre tem preço de R$ 48.

Sobre o autor
Sérgio Kroeff Canarim nasceu em 1980, em Porto Alegre. É poeta e escritor, graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Concluiu, ainda, uma pós-graduação em Gestão pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), pois também é empresário do ramo imobiliário. Em 2015, Sérgio publicou seu primeiro livro de poesia: Filhos do Vácuo. Em 2017, lançou O Absoluto e o Pós-Homem, obra inaugural de sua própria filosofia — que cria novas possibilidades de discurso sobre o ser, além de refletir questões referentes ao futuro da humanidade. Em 2019, colocou na rua Esquizo-iluminado, mais uma publicação poética, em que mostra um ser em transição do intelecto ocidental para a consciência pura oriental. Esse trabalho, conforme o autor, tem como inspiração a revolução que a meditação e o tantra fizeram em sua vida. Atualmente, segue dedicando-se à meditação e ao tantra como práticas de cura e expansão da consciência.

a gota – queda livre
Sérgio Canarim
146 p.
R$ 48
Editora Bestiário
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário