Escritora finalista do Jabuti autografa novo romance em São Paulo
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A ficção científica sempre foi um gênero literário marcado pela presença masculina, branca e heteronormativa. Porém, na década de 1970, Octavia E. Butler começou a mudar o cenário. Com seus romances impactantes, repletos de personagens complexos e distopias que refletem os nossos problemas sociais, Butler é o nome mais conhecido quando falamos de Afrofuturismo.
Em 1979 Octavia E. Butler publicou sua obra mais conhecida, Kindred – Laços de Sangue, que teve mais de meio milhão de exemplares vendidos no mundo todo. Dana, a personagem principal, é uma mulher negra casada com um homem branco, nos Estados Unidos dos anos 70. Em seu vigésimo sexto aniversário ela se sente mal e quando se dá conta, está no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar pouco seguro para uma mulher negra.
Após o sucesso com o romance Vozes de Retratos Íntimos, Taiasmin Ohnmacht parte para a ficção científica em seu novo livro, Uma chance de continuarmos assim, que dialoga diretamente com a obra de Octavia E. Butler. Paula e sua amiga Marcela desenvolvem um dispositivo que permite deslocar-se no tempo. Dessa forma, o leitor é convidado a transitar entre futuros possíveis, distopias, utopias e fragmentos imprecisos. As personagens sabem do histórico racista da humanidade, leram Kindred, elas têm certeza que voltar para o passado não é uma opção para mulheres negras. Elas decidem então ir para o futuro, porém, o que encontram lá também não parece promissor. Uma chance de continuarmos assim é uma ficção especulativa na qual afeto, tempo e memória são indissociáveis.
Nesta distopia, Taiasmin Ohnmacht traz o Afrofuturismo para a realidade do sul do Brasil, tratando de questões de gênero e raciais. Ela prova, assim como Butler, que a ficção especulativa é um espaço para todos.
Uma chance de continuarmos assim marca a estreia da autora no catálogo da Diadorim — editora porto-alegrense que recentemente reinventou sua marca e sua proposta editorial. A obra será lançada em São Paulo no dia 23 de junho, às 19h, na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – loja 53). Taiasmin Ohnmacht conversará com os escritores Cidinha da Silva (que assina a orelha do livro) e Marcelino Freire a respeito da obra.
Sobre a autora
Taiasmin Ohnmacht é escritora e psicanalista. Além de participar em diversas antologias, publicou os livros Ela Conta Ele Canta (Cidadela, 2016), em co-autoria com o poeta Carlos Alberto Soares; Visite o Decorado (Figura de Linguagem, 2019) e o romance Vozes de Retratos Íntimos (Taverna, 2021), vencedor como melhor Narrativa Longa dos prêmios AGES e Açorianos de Literatura. Ele também foi finalista nos prêmios Jabuti, São Paulo de Literatura e Academia Rio-grandense de Letras.

Uma chance de continuarmos assim
Taiasmin Ohnmacht
128 p.
R$ 62,40
Editora Diadorim
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
