Simone Saueressig lança podcast sobre a sua produção literária

Porteira da Fantasia reunirá boa parte da obra literária da escritora gaúcha com frequência quinzenal

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Diogo Mascarenhas

A escritora gaúcha Simone Saueressig está lançando o podcast Porteira da Fantasia, espaço que pretende boa parte da sua obra literária publicada. Com produção de conteúdo da Mirai, o podcast trará a cada episódio uma publicação virtual ou impressa, que será abordada entre títulos publicados e contos que integram coletâneas. Com frequência quinzenal será disponibilizado através do spotify e deezer. O primeiro episódio já está disponível desde o dia 11 de agosto.

Os temas ligados à literatura de Simone contarão com quadros focados em uma publicação escolhida para cada episódio. O bloco principal abre espaço para o livro e a autora, com sinopse e degustação de um trecho da obra. Além disso, uma entrevista com a escritora será sempre mediada pelo jornalista Daniel Rodrigues, abrindo para mais questões relativas àquela obra. Outro bloco contará com a visita de convidados, que trarão aspectos diferentes sobre aquela publicação e serão repassadas sempre informações em como o leitor adquirir o conteúdo. A direção de produção é de Leocádia Costa, também responsável pelo roteiro, apresentação, edição e locuções.

A escritora explica o porquê de criar um podcast com sua produção literária: “Fiz o podcast, porque achei uma boa ideia aproveitar mais este canal que a rede oferece para falar de alguns trabalhos que não têm tanta visibilidade. Também me possibilita falar sobre alguns pontos do meu trabalho, que ficam de fora, quando eu converso com os leitores.

O primeiro episódio aborda a publicação voltada a leitores infanto-juvenis: A Máquina Fantabulástica, publicado pela Editora Scipione, que conta a história de um menino, chamado Joaquim, que é uma criança do tipo infantus in fases de crescimentus aceleradus. Ele descobre um mundo fantástico, cheio de aventuras, e aprende a maravilha e o direito de ser criança! Em 2020 essa publicação ultrapassou a tiragem de 92 mil exemplares e já foi acessada por leitores das cinco regiões brasileiras. Participam como visitantes desse episódio, a professora Marilda Cruz, do Colégio Elisa Andreoli, de São José, Santa Catarina, e Mauro Souza, que atua como ilustrador editorial através do Estúdio22, ilustra a terceira versão do livro e trabalha para o Mauricio de Sousa Produções, desde 1998.

O nome Porteira da Fantasia foi criado pela própria Simone. “Este nome apareceu quando eu resolvi fazer um site. Como o meu sobrenome é complicado, busquei algo que fosse de fácil memorização e que remetesse ao ponto central do meu trabalho: histórias de Fantasia e do gênero fantástico, que explorem o imaginário popular gaúcho e, por extensão, brasileiro, como fonte de inspiração. Como sou gaúcha, a ideia de uma porteira abrindo para um território novo, pouco explorado, uma pampa nova, foi meio imediata. Foi assim que apareceu a Porteira da Fantasia”, explica a autora.

Sobre a autora
Simone Saueressig estreou na Literatura em 1987 e atualmente tem vários títulos publicados no gênero do Fantástico, como A Noite da Grande Magia Branca (2007), A Estrela de Iemanjá (2009), A Máquina Fantabulástica (1997), Padrão 20 (2014) e Contos do Sul (2012). Também é autora da saga Os Sóis da América (2013-2014). Participou de diferentes antologias, como a Multiverso Pulp: Horror, Multiverso Pulp: Alta Fantasia e Multiverso Pulp: Multipunk (Ed. Avec). Recebeu o Troféu Odisseia 2018, na Odisseia de Literatura Fantástica, pelo conjunto da obra. Sua página é http://www.porteiradafantasiasite.wordpress.com.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s