Luiz Antonio de Assis Brasil ficcionaliza e imagina a subjetividade do pai de Mozart em novo livro
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Carol Brenck
Sempre é possível imaginarmos que o narcisismo e a vaidade sejam elementos tensionais na relação entre um pai controlador e um filho brilhante. Qual é o espaço que o amor ocupa nessa dinâmica tão particular? E mais ainda: até que ponto a aptidão artística notável de um filho afeta e contamina a natureza desse relacionamento? Estas são algumas das questões que Leopold – uma novela, mais recente livro de Luiz Antonio de Assis Brasil, parecem suscitar. A obra marca a estreia da Editora Zain, que chega ao mercado com o desejo de aprofundar as intersecções entre literatura e música, feito realizado por esta narrativa do autor gaúcho.
Leopold – uma novela imagina as especificidades do relacionamento entre Leopold Mozart e seu filho Wolfgang Amadeus Mozart. O protagonista, ele próprio um músico ilustre e admirado, rememora sua história ao lado de seu filho prodígio. Homem que dominava todas as áreas do saber, católico fervoroso e iluminista, erudito, escritor, pedagogo, Leopold fora um músico reconhecido por seus pares mas que passou à posteridade, sobretudo, como o pai de Wolfgang Amadeus Mozart. Leopold ganhou fama ambígua. Os estudiosos sabem que possuía luz própria e, principalmente, conhecem seu decisivo papel na formação intelectual e musical do filho. O grande público, ao desconhecer esse fato, é levado a concebê-lo como uma figura autoritária, circunspecta e egoísta. Talvez tenha um pouco dessas qualidades, sim, mas temperadas por um grande amor a Wolfgang, a ponto de voltar seus esforços para o ensino do filho e abrir mão da carreira de compositor a partir do momento em que Wolfgang deu mostras de uma precocidade que ainda hoje maravilha o mundo.
É nas fissuras destas ambiguidades que Assis Brasil constrói a narrativa de Leopold – uma novela, obra que já está disponível nas livrarias e no site da editora por R$ 74,90.
Sobre o autor
Luiz Antonio de Assis Brasil é Doutor em Letras, autor de dezenove romances, tem obras publicadas no Brasil, Portugal, Espanha, França, Alemanha. Distinguished Brazilian Writer in Residence na Berkeley University, detém os prêmios Portugal Telecom (hoje oceanos), Machado de Assis e Jabuti, e conduz a mais longeva oficina de criação literária (PUCRS) do Brasil. Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Leopold – uma novela
Luiz Antonio de Assis Brasil
296 p.
R$ 74,90
Editora Zain
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
