Uma conversa na sala com Martha Medeiros

Novo livro da cronista reúne textos produzidos nos últimos anos

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A partir do dia 3 de agosto, chega às livrarias de todo o Brasil o mais recente livro de Martha Medeiros, Conversa na Sala — seu retorno à crônica depois de cinco anos.

A obra apresenta 120 crônicas, originalmente escritas entre 2008 e 2023 e até então inéditas em livro. Nele, a autora trata do Brasil dos últimos anos e dos tempos difíceis que vivemos e que impactaram a todos, como a pandemia de covid-19. O leitor terá também os clássicos temas abordados pela cronista, como o cotidiano das relações humanas e a incansável busca pela felicidade.

Confira abaixo os parágrafos iniciais da crônica Relações curtas:

“Quando anunciei para uma amiga o fim de um namoro, a primeira pergunta que ela me fez (a única, aliás) foi: ‘Quanto tempo vocês ficaram juntos?’. Percebi que, dependendo da minha resposta, ela decidiria se eu merecia um abraço apertado ou um simples ‘ah, amanhã você nem lembra mais’ e pularia para outro assunto.
‘Seis meses’, respondi.
Adivinhe. Ela nem perdeu tempo com a sequência da frase, disse apenas “ah” e começou a falar de si mesma, seu tema favorito. Não mereci nem um ‘que pena, miga’.
Meu histórico romântico é modesto em quantidade. Vivi um longo amor na adolescência, depois um casamento que durou 21 anos e então um turbulento affair que durou oito. Não se pode dizer que é o perfil de uma aventureira. Ao término dessa tripla jornada, eu já havia chegado aos cinquenta, não era mais uma garotinha. Mas foi justamente depois disso que alguns romances começaram a ser realmente passageiros se comparados à minha média anterior. Seis meses pode, de fato, parecer um rolo sem consequências que, quando chega ao final, não estimula sua turma a alcançar um lenço.”

(p. 15)

Sobre a autora
Martha Medeiros nasceu em Porto Alegre em 20 de agosto de 1961 e é formada em Comunicação Social. Como poeta, publicou os seguintes livros: Strip Tease (1985), Meia-Noite e Um Quarto (L&PM Editores, 1987) Persona Non Grata (L&PM Editores, 1991), De Cara Lavada (L&PM Editores, 1995), Poesia Reunida (L&PM Pocket, 1999) e Cartas Extraviadas e Outros Poemas (L&PM Pocket, 2001). Em maio de 1995 lançou seu primeiro livro de crônicas, Geração Bivolt, onde reuniu artigos publicados em Zero Hora e textos inéditos. Em 1996 lançou o guia Santiago do Chile, Crônicas e Dicas de Viagem, fruto dos oito meses em que viveu na capital chilena. Seu segundo livro de crônicas, Topless (L&PM Pocket, 1997), ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura. É autora dos best-sellers Trem-Bala, Doidas e santas e Feliz por nada. Seu romance Divã já vendeu mais de 50 mil exemplares e também virou peça de teatro e filme, com Lilia Cabral no papel principal. Martha ainda escreveu as novelas Fora de Mim e Selma e Sinatra. É colunista dos jornais Zero Hora e O Globo, além de colaborar para outras publicações.

Conversa na Sala
Martha Medeiros
256 p.
R$ 54,90
L&PM Editores
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário