As novas confissões e minidizeres de Marta Leiria

Em novo livro, autora retorna à crônica e explora novas possibilidades textuais e narrativas

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Marta Leiria prepara o lançamento de seu novo livro, Inventário de fomes cotidianas: confissões, invenções, minidizeres, que chega em setembro pela Editora Metamorfose. A autora resgata o gênero que a consagrou, a crônica, e que a levou a ser finalista em dois prêmios literários do Rio Grande do Sul com o livro A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas, publicado em 2019, mas também explora sua potência narrativa em um compilado de ficções breves.

Dividida em três partes, a obra organiza os escritos de Marta em crônicas-comentário, narrativas ficcionais e microcontos. As crônicas de Inventário de fomes cotidianas passeiam por inúmeras dimensões da experiência humana: psicologia, consumo, família, arte, urbanismo, cultura, filosofia e política, em textos carregados de memória, honestidade e respeito pelo leitor. Já seus contos e microcontos — que às vezes se aproximam de aforismos — revelam uma autora interessada em explorar outras possibilidades da palavra escrita.

“Para Marta, as experiências da vida nunca são encerradas em si mesmas, sempre podem ser expandidas e associadas a episódios, pensamentos, livros, impressões e memórias — sua escrita é cheia de vida e diversidade, fazendo com que esta seja uma leitura jamais tediosa”, escreve Vitor Diel na apresentação da obra.

Confira abaixo um trecho da crônica O tal do autoconhecimento:

“Nem precisaria dizer que confessar, ao menos para nós mesmos, nossas fraquezas, insuficiências, dificuldades, pode nos ajudar a enfrentar a realidade da vida. Dia desses escrevi: ‘Autoconhecimento serve para rigorosamente tudo. Por exemplo: para eleger no que e em quem vale investir tempo e dinheiro.’ Mas parece que a moda de tentar transformar sentimentos humanos que trazem sofrimento, a exemplo da inveja, veio para ficar. Hoje falam em inveja ‘santa’. Nada mais é do que a tentativa de dissimular a crua verdade: a inveja é o pecado que faz com que a gente se sinta humilhado ao nos depararmos com alguém que é mais virtuoso do que nós.”
(p.20)

Inventário de fomes cotidianas: confissões, invenções, minidizeres será lançado oficialmente no dia 22 de setembro, a partir das 19h, em sessão de autógrafos no Instituto Ling (R. João Caetano, 440 – Três Figueiras, Porto Alegre/RS).

Sobre a autora
Marta Leiria é escritora e procuradora de Justiça aposentada. Iniciou-se, em 2012, na arte da crônica e do conto, participando de oficinas de escrita criativa e publicando artigos em Zero Hora e outros jornais. Integra diversas coletâneas, dentre as quais A Persistência do Amor, organizada por Rubem Penz, ganhador do Prêmio AGES, livro do ano de 2017, na categoria Crônica. Lançou seu primeiro livro solo em 2019: A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas. A obra foi finalista, na categoria Crônica, do Prêmio Minuano de Literatura 2020 e do Prêmio Apolinário Porto Alegre 2020, da Academia Rio-Grandense de Letras.

Inventário de fomes cotidianas: confissões, invenções, minidizeres
Marta Leiria
204 p.
R$ 45
Editora Metamorfose

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário