Élvio Vargas autografa em Porto Alegre

O volume de poemas ‘O almanaque de todas as estações’ será lançado no dia 5 de setembro

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Élvio Vargas promove o lançamento de seu mais recente livro, O almanaque de todas as estações, no dia 5 de setembro, a partir das 18h, na Raízes Livraria (Av. Cristóvão Colombo, 2199 – Bairro Floresta – Porto Alegre/RS).

Sobre a obra, Cinara Ferreira escreve: “Seus poemas parecem brotar das coisas, da natureza, da cidade natal, da infância, da memória, dos acontecimentos, sentimentos e pensamentos. Entretanto, isso só se dá porque, antes, o escritor penetra no reino das palavras com maestria e escreve versos que, sós e mudos, apenas esperam ser escritos”.

Já para Sergius Gonzaga, “estamos diante de um poeta que entende o seu ofício como busca da palavra essencial, da palavra perfeita, da palavra-símbolo. A exemplo de Carlos Drummond, ele sabe que cada palavra tem mil faces e é preciso eleger quais faces se adequarão melhor à constituição dos múltiplos sentidos do poema”.

O Almanaque de todas as estações tem preço de R$ 72.

Sobre o autor
Élvio Vargas nasceu em 1951em Alegrete/RS. Escreve desde os anos sessenta, tendo publicado seu primeiro poema nas páginas do “Jornal Gazeta de Alegrete”, na primavera de 1969. Obteve o primeiro lugar no “Concurso Lacy Osório”, promovido pela extinta Fundação Educacional de sua cidade em 1987 e as seguintes menções honrosas: Casa de Cultura Mario Quintana de Porto Alegre, 1988. Concurso Simões Lopes Neto, 1989, Pelotas. Concurso Nacional de Brasília, 1996. Em 1993, lança o Almanaque das Estações, seu primeiro livro de poesias, editado pelo IEL (Instituto Estadual do Livro), através do concurso “Estado Interior”, certame para incentivar poetas desconhecidos desenvolvendo suas trajetórias distante da capital. Em 1995, idealiza, dirige e edita A palavra escrita em Alegrete – 1845/1995 – retrospectiva dos 150 anos da literatura alegretense. Em 2001, partici pa da Antologia do Sul, com poetas contemporâneos do Rio Grande do Sul, organizada por Dilan Camargo. Em 2007, é escolhido para ser o Patrono da Feira do Livro de Alegrete – ano do sesquicentenário da cidade. Já participou em mais de sessenta antologias, inclusive em Nova York, Paris, Berlim e na Sicília. Em 2012, seu poemas viraram tese de mestrado, pela então mestranda Daniela Damaris Neu, titulo: O Som da Folha Quando Cai, publicado em livro e na Internet. Têm poemas traduzidos para o inglês, italiano, francês e espanhol. Livros: Água do Sonho, 2006. Estações de Vigília e Sonho – Poesia reunida em 2012. Clara Anatomia Lírica, 2019. Ocupa a cadeira Nº 6 da Academia Rio-Grandense de Letras desde abril de 2010.

O almanaque de todas as estações
Élvio Vargas
264 p.
R$ 72
Editora Bestiário
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário