Altair Martins lança coleção de poemas escritos durante a pandemia

Sessão de autógrafos de ‘A Paisagem Presa na Coleira’ ocorre em conjunto com o lançamento do álbum ‘Caminhar’, dos músicos Guilherme Bica e Rafael Sonic

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

No dia 22 de setembro, sexta-feira, às 19h, a PUCRS Cultura promove o lançamento conjunto do livro de poemas A Paisagem Presa na Coleira, de Altair Martins, e do álbum Caminhar, dos compositores Guilherme Bica e Rafael Sonic. Na ocasião, haverá um sarau sobre o novo livro somado à realização de um pocket show do álbum: leituras de poemas serão intercaladas com a apresentação de canções. Com entrada gratuita, o evento acontece no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Partenon, Porto Alegre/RS).

Publicado pela Editora Patuá, A Paisagem Presa na Coleira foi escrito ao longo do ano de 2020, em meio à pandemia de Covid-19. Nascido a partir de fotografias enviadas por amigos do autor, o livro carrega consigo o contexto vivido por toda a população no período de isolamento social: com sete seções, oferece desde poemas confessionais, que ultrapassam o sujeito para assumir uma voz coletiva, até poemas narrativos, oriundos da vivência, de incidentes ou da mera invenção.

Por sua vez, o EP Caminhar é uma coletânea de músicas autorais da dupla de compositores guaibenses Guilherme Bica e Rafael Sonic. Lançado no final de julho, o álbum tem a atmosfera de uma época que parece ter sido engolida pelo tempo dos celulares, mas que segue guardada nos armários, nas gavetas e na memória de muita gente: é o tempo das pessoas que cresceram na rua, jogando bola, brincando de esconde-esconde ou de bolita. As sete canções, arranjadas com vozes, violões, escaleta, piano e percussões, já podem ser ouvidas nas principais plataformas de streaming (YouTube, Spotify, Apple Music e Deezer).

Sobre o autor
Altair Martins é bacharel em Letras, mestre e doutor em Literatura Brasileira (UFRGS). É professor dos cursos de Letras e Escrita Criativa da Escola de Humanidades da PUCRS, atuando no Programa de Pós-graduação. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França, Argentina, Uruguai, Espanha, Hungria, Luxemburgo e Estados Unidos. Ganhou, além de cinco Prêmios Açorianos, o São Paulo de Literatura (2009) e o Moacyr Scliar (2012). Os donos do inverno (2019), Labirinto com linha de pesca (2021) e A paisagem presa na coleira (2023) são suas obras mais recentes.

A paisagem presa na coleira
Altair Martins
178 p.
R$ 50
Editora Patuá
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário