Doze autores participam da sessão coletiva no dia 22 de setembro
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
Nesta sexta, a partir das 19h30, no Macunaíma Gastro Bar (Rua da República,153 – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS), a editora mineira Caravana fará um evento coletivo com parte de seus autores residentes em solo gaúcho. Ao todo, o grupo reunirá 12 autores para lançamento e sessão de autógrafos. São eles: Adroaldo Almeida autor de Trilogia curta da vida breve; Bruna Santiago de Quelóides; Camila Melo de Caixa de Spam; Edinéia Werner de Tríade para Fogueiras; Gabriel Elias Josende de Só ar, sem sono, sem ar; Leonardo de Oliveira de Manifesto dos Tardígrados; Letícia Pereira Rosa de O Leite das Ratas; Luciana Brandão de Ecótono; Magali Schmitt de Cabeça de Árvore e outras histórias sem pé, nem cabeça; Malvina de Castro Rosa de Crônicas de um fim do mundo antecipado; Mariam Pessah de Meu último poema e Minéia Frezza de Bipolaridade – em qual episódio ficou a minha personalidade?. As obras podem ser adquiridas no dia do lançamento ou pelo site da editora.
Sobre os autores
Adroaldo Almeida: advogado, escritor e roteirista. Nasceu em 09 de agosto de 1962, em Itororó/Ba, onde foi prefeito. Tem formação em Agropecuária, Direito e Gestão Pública. Também já foi bancário e professor. Publicou poemas, contos e romances. Tem livros traduzidos para o italiano e o espanhol. Diretor e roteirista de três minidocs e um curta de ficção. Fundador do Movimento Puro Cinema Puro.
Bruna Santiago: paraibana, mãe, historiadora e doutoranda em história pela UFRGS. Pesquisadora das relações de raça e gênero no Brasil e Estados Unidos, é autora do livro O pensamento de Angela Davis: perspectivas de liberdade e resistência (2021) e criadora de conteúdo no perfil @leituraspretas (Instagram).
Camila Melo: gaúcha, nasceu em 1985. Formada em Direito, trabalha como analista jurídica na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. É colunista no jornal Diário de Canoas. Caixa de spam é seu livro de estreia.
Edineia Werner: nasceu em Tenente Portela, RS. Formada em Letras pela Unisinos, sempre foi apaixonada pelos livros. É professora e coordena projetos de formação de leitores. Publicou os livros Vendo de perto e Descaminhos e outros caminhos. A autora acredita na literatura como ferramenta de transformação social.
Gabriel Elias Josende: autor helenista que reflete essa fé em seu pseudônimo, OLYMPUZ, e na temática de seus textos, que constantemente invocam os deuses gregos. Além do helenismo, o escritor manifesta em sua arte a astronomia, a astrologia e a numerologia.
Leonardo de Oliveira: poeta, músico, psicólogo e mestrando no PPGPSI da UFRGS, onde pesquisa arte e população. É autor do livro de poemas O ano do elefante (2022), além de participar de inúmeras publicações em revistas literárias do país e capítulos de livros.
Letícia Pereira Rosa: gaúcha, apaixonada por histórias e pela possibilidade de transformação coletiva e individual que a literatura apresenta. Cursou Letras, é professora, estuda e pesquisa sobre o tema literatura de autoria feminina.
Luciana Brandão: nasceu em 1993, em Porto Alegre, RS. É formada em Relações Internacionais e mestra em Sociologia pela UFRS. Publicou seu primeiro livro, Eu não sei falar (2016), de forma independente. Entre suas principais obras publicadas, destaca-se o livro de poemas Monstruário e o infantil Pin – um guarda-chuva diferente. Compartilha suas escritas cotidianamente no Medium e no Instagram (@lcbrandao).
Magali Schmitt: autora de 40 na Cabeça, que aborda as inquietações da crise dos quarenta, e de Meu Vampiro Predileto, uma narrativa fantástica sobre amizade incondicional, bom e mau humor, repleta de referências e reflexões, Magali Schmitt estreia agora em contos. Autora também do romance A Casa da Torre e de Em Cabeça de árvore — e outras histórias sem pé nem cabeça.
Malvina de Castro Rosa: porto-alegrense, em 2013 lançou o livro de crônicas As loucas aventuras da guria maluca. Já em 2021, pela Caravana, publicou seu primeiro romance Paralelos cruzados. Além disso, escreve em blogs e, há mais de dois anos, toda semana, traz algo novo no http://www.bomdiasociedademachista.blogspot.com. Crônicas de um fim do mundo antecipado reúne algumas dessas crônicas postadas no site.
Mariam Pessah: nasce em Buenos Aires em 1968 e chega a Porto Alegre em 2001. É fotógrafa, ARTivista feminiSta, escritora e poeta. Foi também ativista lésbika-feminista durante 20 anos. Tem cinco livros publicados, sendo os mais recentes: Em breve tudo se desacomodará (romance, 2022) e Grito de mar (poesia bilíngue, 2019). Organizadora do Sarau das minas (Porto Alegre), ministra a Oficina de escrita e escuta feminiSta e trabalha como tradutora.
Minéia Frezza: doutora em Linguística Aplicada, professora de Letras Português e Inglês no IFRS. Apesar de sempre se aventurar na escrita, Bipolaridade – em qual episódio ficou a minha personalidade? é sua primeira publicação literária. Para manter a saúde física e mental, lê, escreve, canta e pratica taekwondo. O recente diagnóstico de bipolaridade a forçou a reorganizar toda a vida, a repensar sua identidade e a escrever como terapia.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
