Vozes de um viaduto

Isadora Dutra explora as tensões emocionais de casal de protagonistas em livro bipartido

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está disponível no site da Editora Bestiário Viaduto, novo romance de Isadora Dutra. O livro é dividido em duas partes, identificadas como “a voz dele” e “a voz dela”, de modo que os eventos que se sucedem são narrados conforme o ponto de vista de cada personagem. A narrativa apresenta uma professora e um diretor de teatro que vivenciam momentos críticos de angústia nas ruas de Porto Alegre. Assim, os leitores acompanham as perambulações e encontros dos dois personagens pelas ruas do centro da cidade, no entorno do viaduto Otávio Rocha. O cenário urbano intensifica a crise dos protagonistas com seu aspecto de abandono e descaso.

A leitura da novela tanto pode começar pela voz feminina como pela masculina, já que o livro apresenta duas capas e assim dois inícios distintos. As vozes dele e dela narram suas angústias e medos numa atmosfera tensa de constante sensação de ameaça e perseguição. Enquanto vagam pelas ruas do centro, eles buscam solução para os seus problemas práticos e, principalmente, alívio e cura para a crise emocional que atravessam. Tudo acontece em meio ao calor insuportável no centro da cidade e num ambiente social hostil.

Confira um trecho abaixo, retirado da metade “a voz dela”:

“O viaduto Otávio Rocha lança seus braços de concreto sobre a Avenida Borges de Medeiros feito uma esfinge. Esfinge sem cabeça, mas devoradora no deserto de asfalto que sopra miragens nos dias tórridos de Porto Alegre.

Chove sobre a esfinge que devorou o morro e guarda dentro do seu corpo de concreto tantas histórias desvalidas.

O que vejo é a cidade sequestrar suas pessoas. As pessoas passam a ser para a cidade. Pessoas como tubulações e fios, conectando redes muitas vezes desprezadas. Não importam singularidades, importa ser parte do circuito. Não importam as pessoas assim como os fios soltos.”

Isadora autografa Viaduto na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 3 de novembro, às 17h, na Praça de Autógrafos.

Sobre a autora
Isadora Dutra é formada em jornalismo e doutora em Teoria da literatura. Atua como professora nas áreas de Comunicação e Literatura. Morou durante seis anos em Curitiba, cidade onde seu filho nasceu. Foi professora substituta no Instituto de Letras da UFRGS, onde desenvolveu o projeto de extensão Laboratório Literatura. Nasceu no Rio de Janeiro e vive em Porto Alegre.

Viaduto
Isadora Dutra
78 p.
R$ 48
Editora Bestiário
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário