Com texto de Paula Taitelbaum e ilustrações de Xadalu Tupã Jekupé, publicação bilíngue português-guarani passeia por elementos simbólicos dos povos originários
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A Editora Piu promove o lançamento do livro Cadê Cadê neste sábado, 7 de outubro, a partir das 16h, no Solar dos Câmara (Rua Duque de Caxias, 968 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). A obra é escrita por Paula Taitelbaum, ilustrada por Xadalu Tupã Jekupé e traduzida para o guarani por Ara Poty. Além da sessão de autógrafos com os autores, haverá bate-papo sobre o livro, leitura em português e guarani e venda de artesanato indígena.

O livro, uma edição bilíngue português-guarani, começa perguntando “Cadê a semente?” (semente que é o início de toda vida) e, num zoom out lúdico, vai mostrando onde se localiza cada “peça” deste quebra-cabeça. Logo percebe-se que Cunhatã, a menina indígena, tem parte de sua vida na aldeia, mas também na cidade grande onde vende seu artesanato, em meio à sociedade que a coloca à margem, entre pessoas que desviam olhares e passos. No final, chega-se à derradeira pergunta para qual não é preciso escrever a resposta: “Cadê a floresta?”
Cadê Cadê tem preço de R$ 59 e 10% de toda a venda direta feita pela Editora Piu será redirecionada para aldeias indígenas.
Sobre a autora
Paula Taitelbaum é poeta nascida em Porto Alegre (RS). Sempre gostou de brincar com as palavras, mas faz dessa brincadeira uma aliada da criatividade e da reflexão. Pela Editora Piu, lançou também os livros Bichológico, Pra que serve um dedo?, Ora Bolas e Poupou.
Sobre o ilustrador
Xadalu Tupã Jekupé é um artista indígena que usa elementos da serigrafia, pintura e fotografia para criar obras repletas de significados. Suas criações são fruto de vivências em aldeias, de conversas com sábios em volta da fogueira e de um olhar profundo sobre sua ancestralidade. Seu trabalho é um dos mais potentes contra o apagamento da cultura indígena no RS, estado em que nasceu.

Cadê Cadê
Paula Taitelbaum, ils. Xadalu Tupã Jekupé, trad. Ara Poty (Maria Ortega)
36 p.
R$ 59
Editora Piu
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
