Gosto estranho de carne esquisita

Érico Noronha e Wender Zanon ficcionalizam em quadrinhos sobre episódio real de comercialização no RS de carne radioativa na década de 80

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

No ano de 1986, o Governo Sarney instituiu o Plano Cruzado e uma das medidas adotadas foi o congelamento de preços do mercado brasileiro. Com isso, a indústria pecuária se negava a repor os produtos pelo preço tabelado e uma das soluções encontradas foi importar carne e laticínios do mercado europeu. O produto, entretanto, apresentava sinais de radiação devido ao acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 26 de abril daquele mesmo ano. A medida atingiria especialmente a cidade de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, originando uma espécie de anedota urbana ainda a habitar a memória de algumas pessoas contemporâneas ao episódio.

Foi a partir de uma conversa com uma desses pessoas que o jornalista Wender Zanon teve um gatilho. “Algum dia estava almoçando com meu sogro e sei lá sobre o que falávamos, mas ele comentou desse caso. Na hora fiquei muito curioso e fui pesquisar para entender mais”, relembra Wender, que uniu-se ao quadrinista Érico Noronha numa investigação a respeito. A “carne de Chernobyl” chegou ao Brasil em setembro de 86, teve uma pequena parcela vendida e ficou congelada até 1992, esperando por determinações judiciais.

Imprensa da época acompanhou o caso. Fotos: divulgação

Wender identificou que um dos espaços de armazenamento da mercadoria radioativa ficava na Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), no bairro de Mato Grande, em Canoas. A localidade serve agora como cenário para a HQ Gosto Estranho, publicação independente de 40 páginas que a dupla de autores lança no dia 10 de outubro, às 16h, na 38ª Feira do Livro de Canoas. A sessão de autógrafos será realizada no Café Literário, localizado na Praça da Emancipação.

Reproduções

Na HQ, a trama gira em torno de uma carga de “carne de Chernobyl” desviada da Cobal e que acaba sendo vendida em uma lancheria do Mato Grande. Após ser consumida pelos moradores locais, estranhos acontecimentos ocorrem na região.

A publicação integra um conjunto de ações que Wender vem promovendo nos últimos anos para apresentar histórias que tenham como pano de fundo o município de Canoas, como o documentário musical This is Canoas, not POA!, o podcast  This is Canoas – Discografias e o filme Ensaios sobre uma cidade, atualmente em produção, que aborda a preservação dos patrimônios culturais e arquitetônicos locais.

A HQ Gosto Estranho está sendo comercializada diretamente pelos autores por R$20 e pode ser adquirida através de contato pelo e-mail wender.zanon@gmail.com.

Sobre os autores
Érico Noronha é graduado em Artes Visuais pela UFPel, e trabalha como ilustrador e quadrinista. Entre suas obras de maior destaque estão O novo Wilson Lanchão e participações nas antologias de quadrinhos El Perro Feo 1 e 2 , ambas publicadas pela editora Escória Comix. Atualmente, Érico está em fase de impressão de seu mais novo projeto intitulado Revista Bafo, realizado em parceria com Solano Gualda e Carlos Jenisch. A revista tem previsão de lançamento para o final de outubro.

Wender Zanon atua como produtor cultural desde 2007. Atualmente, integra a equipe do Festival Internacional de Teatro em Canoas – FESTIA; trabalha como produtor do Rock Na Praça, evento com 22 anos e reconhecido como patrimônio cultural imaterial da cidade de Esteio; e também realiza trabalhos de produção e comunicação para diversos artistas independentes da região metropolitana de Porto Alegre. Em 2021, criou o selo musical Parada 12 e também lançou o documentário This is Canoas, not POA!. Atualmente, toca nas bandas Mal dos Trópicos e Paquetá e está em fase de produção do seu segundo filme Ensaios sobre uma cidade.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário