Jornalista Tom Belmonte estreia na literatura

‘Círculo de Sangue’ mistura romance e suspense policial a partir de um crime ocorrido na Porto Alegre do início deste século

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Laura Arezio

Com larga trajetória na editoria de polícia, o jornalista Tom Belmonte estreia na literatura com um romance policial que aborda a desintegração moral e ética de uma família. Círculo de Sangue será autografado no dia 19 de outubro, às 18h, no Espaço Amelie (Rua Vieira de Castro, 439 – Porto Alegre/RS). Na ocasião, haverá também bate-papo com o autor.

A história parte de um passado de rupturas, abandono e misticismo, que leva as personagens a escolhas e rumos obscuros no presente. Tendo como pano de fundo o Fórum Social Mundial de 2001 e a missioneira São Borja, a narrativa é um divã emocional que coloca o leitor em constante reflexão sobre o quanto o amor e o desamor podem marcar e definir vidas para sempre. Um mergulho corajoso na profundidade das dualidades humanas.

Com capa de Everson Godinho e projeto gráfico de Gilson Camargo, o livro tem participação dos jornalistas Humberto Trezzi, no prefácio e apresentação de Heron Vidal.

Trezzi introduz a atmosfera do livro: “Círculo de Sangue é um tiro à queima-roupa. Nu, cru, alicerçado nas misérias da alma, cortante como uma navalhada no escuro. Devassa as vidas e as mortes numa família destroçada por intrigas. Belmonte não poupa adjetivos e sinceridades chocantes na trajetória de seus personagens, fronteiriços criados em meio a gado, bolas de gude, brigas de bodoque, amores violentos e muito portunhol.

O autor faz com que a trupe trágica de Círculo de Sangue se alterne entre a Fronteira e Porto Alegre, entre a década de 70 e o início dos Anos 2000, tudo temperado por embates políticos e dramas existenciais. Os personagens centrais são três irmãos separados pelo ódio, uma mãe narcisista e bipolar, um fantasma paterno onipresente. E seres etéreos, como xamãs indígenas e espíritos dos vilões que voltam para assombrar os vivos”, coloca.

Círculo de Sangue é a largada de uma trilogia a ser concluída até 2025, e que terá ainda Rincão do Inferno e Guerrilhas do Coração como continuações.

Círculo de Sangue tem preço de R$ 59 e é publicado pela Carta Editora.

Sobre o autor
Amilton (Tom) Medeiros Belmonte, 54 anos, é filho de São Borja, nas Missões gaúchas. Jornalista, formado pela Unisinos, atuou por quase uma década como repórter policial no Correio do Povo, de Porto Alegre, e como assessor de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (RS). Por sete anos escreveu sobre Segurança Pública, Política, Economia, Educação e Esporte para todos os jornais do Grupo Editorial Sinos, de Novo Hamburgo (NH), cidade onde também atuou como diretor do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Prefeitura. Foi ainda correspondente para o RS da Agência de Notícias da Suíça e colaborador de publicações regionais e nacionais diversas como o Jornal Extra Classe e as revistas Amanhã, Contra Relógio e Carta Capilé.

Círculo de Sangue
Tom Belmonte
192 p.
R$ 59
Carta Editora

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário