Sérgio Canarim e Rudi Renato Jr. unem poéticas em livro escrito a quatro mãos e muitas ideias
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de acervo pessoal
A tecnologia nos colocou à disposição um novo mundo virtual ao passo que nos desligou um tanto daquilo que temos como real. Por isso, é interessante quando recursos de o que um dia foi tido como modernidade conseguem aproximar e mediar trocas deixadas de serem feitas pessoalmente. O caso dos escritores Rudi Renato Jr. e Sérgio Canarim, que dividiram referências literárias, posicionamentos, percepções de mundo e crenças via Google Drive (ferramenta de compartilhamento de arquivos) é um exemplo. A quatro mãos, a dupla escreveu A Pororoca, livro de um único longo poema com duas possibilidades de leitura: uma “normal”, seguindo o fluxo comum à leitura (de cima para baixo, da esquerda à direita), e outra intercalando-se estrofes das páginas pares e ímpares. O lançamento oficial está marcado para este sábado, 21 de outubro, às 17h, no Dude Coffee (Rua Riachuelo, 1257), em Porto Alegre. Em formato impresso, materializado pela editora Bestiário, a obra está disponível para compra virtual neste link.
O texto poético compila elementos formadores e subjetividades de cada escritor. É uma narrativa ampla — em tamanho e em inspirações — que tem como tema geral iluminação espiritual, mas que perpassa por sensibilidades do mundano. Rudi entregou um viés menos compromissado com formalismos estético-gramaticais, sendo mais imagético. Já Sérgio seguiu com sua verve filosófica questionadora que une preceitos ocidentais e orientais (influência de práticas como tantra e meditação). Ao fim do processo, cada um assimilou um pouco da forma como o outro se relaciona com as palavras.
“A união de minha poética, muitas vezes tida como surreal, com o aforismático estilo do Sérgio resultou em uma poesia cheia de significado e imaginação”, analisa Rudi.
O prefácio do livro é de autoria de Arthur Teló, que escreve: “A Pororoca é um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas e não há melhor título para o trabalho de dois poetas inquietos e pensantes. (…) São versos em que a identidade de cada sujeito lírico se perde, criam-se novas máscaras para as personas que poetam, para essas identidades logo desaparecerem e começarem novas apropriações e movimentos. (…) A Pororoca nos ensina que a poesia é potente veículo para ideias”.
Sobre os autores
Rudi Renato Jr. é escritor e poeta. Nascido em Porto Alegre, em 28 de novembro de 1994, é ligado à vertente mais rebelde e transgressiva da poesia. É autor de vários livros de poesia, entre eles o mais recente Densos Delírios. Em outubro de 2023 lançou os livros Poemas para Ler em Silêncio (Selo Invencionática da editora Bestiário) e A Pororoca. É mais conhecido na cena literária por seu poema Ode a Roberto Piva, disponível no YouTube e já recitado em saraus presenciais de Porto Alegre, bem como via online pelo Brasil. Rudi Renato Jr. foi, e é constantemente, transformado pela poesia e acredita que, por meio dela, podemos encontrar a libertação espiritual e total — sempre na busca de um mundo melhor para todos.
Sérgio Kroeff Canarim nasceu em 1980, em Porto Alegre. É poeta e escritor, graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Concluiu, ainda, uma pós-graduação em Gestão pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), pois também é empresário do ramo imobiliário. Em 2015, Sérgio publicou seu primeiro livro de poesia: Filhos do Vácuo. Em 2017, lançou O Absoluto e o Pós-Homem, obra inaugural de sua própria filosofia — que cria novas possibilidades de discurso sobre o ser, além de refletir questões referentes ao futuro da humanidade. Em 2019, colocou na rua Esquizo-iluminado, mais uma publicação poética, em que mostra um indivíduo em transição do intelecto ocidental para a consciência pura oriental. Esse trabalho, conforme o autor, tem como inspiração a revolução que a meditação e o tantra fizeram em sua vida. Atualmente, segue dedicando-se à meditação e ao tantra como práticas de cura e expansão da consciência. Neste ano de 2023, também lançou A Gota, livro de poesias em que, usando a metáfora do pingo d’água que cai do céu, faz paralelos com a existência humana.

A Pororoca
Rudi Renato Jr. e Sérgio Canrim
96 p.
R$ 48
Editora Bestiário
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
