Feijão-Fava

Com ilustrações de Martina Schreiner, Ângela Hofmann faz releitura de conto dos Irmãos Grimm sob uma perspectiva do sertão nordestino

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Certo dia, a secura do céu se estendeu sobre a terra. As favas murcharam nos pés, que já eram poucos. As doenças atacaram e o restante dos feijões minguaram. A comida acabou. Ainda assim, catando o resto de suas economias, Fabiana foi à feira da vila. Ao voltar para casa, a menina se deparou com um enigma que poderia ser sua sorte ou sua maldição.

Escrito por Ângela Hofmann, o conto Feijão-Fava entrega um enigma a ser decifrado por Fabiana, a heroína que percorrerá uma jornada para fora, mas principalmente para dentro de si mesma. Tendo como cenário o sertão nordestino brasileiro, inspira-se no mote do conto João e o Pé de Feijão, dos Irmãos Grimm, porém não segue este rumo, mas sim envereda pelo mágico e o maravilhoso, sob uma ótica feminina, ecológica e atual.

Reprodução

Na obra, a autora projeta o gênero conto de fadas para uma jornada de crítica social, destacando contradições como a fome e a abundância, a solidão e o compartilhamento, a simplicidade e a ganância, a inocência e o amadurecimento de atitudes. As ilustrações de Martina Schreiner complementam o texto de Ângela, criando outras camadas de compreensão sobre a narrativa.

Reprodução

Feijão-Fava já está disponível pelo site da Editora Hortélias por R$ 58.

Sobre a autora
Ângela Hofmann é mestre em educação, escritora, e editora da Hortélias. Natural de Esteio, reside atualmente em Viamão.

Sobre a ilustradora
Martina Schreiner é designer, ilustradora e escritora. Natural de Lajeado, há anos vive em Porto Alegre.

Feijão-Fava
Ângela Hofmann, ils. Martina Schreiner
32 p.
R$ 58
Editora Hortélias
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário