mariam pessah e Carola Saavedra conversam em live

Autoras estreiam programação nesta quinta, pelo YouTube.

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

mariam pessah recebe a escritora Carola Saavedra na estreia do Conversas in vers(A) para um bate-papo sobre literatura e línguas. A transmissão ocorre nesta quinta-feira, 11 de novembro, às 15 horas, neste link. A conversa ficará disponível no mesmo endereço após a exibição ao vivo.

A série de lives é uma iniciativa do Jornal Poesi(A), primeiro tabloide impresso dedicado em publicar a produção poética das mulheres no Brasil.

Sobre as participantes
Carola Saavedra
é autora dos romances Toda terça (2007), Flores azuis (2008), Paisagem com dromedário (2010), O inventário das coisas ausentes (2014) e Com armas sonolentas (2018), e O manto da noite (2022), todos pela Companhia das Letras. Publicou também o livro de ensaios O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim (Relicário 2021) e o de poemas Um quarto é muito pouco (Quelônio 2022). Seus livros foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol e alemão. É doutora em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, professora e pesquisadora de Literatura e Estudos Culturais no Instituto Luso-Brasileiro na Universidade de Colônia. Sua pesquisa atual, sobre arte e literatura indígena no Brasil, é parte do projeto O pensamento das margens: arte e literatura indígena e afro-brasileira, financiado pela Fundação Thyssen.

mariam pessah nasce em Buenos Aires, em 1968, e pela segunda vez em 2001, ao chegar em Porto Alegre. Fotógrafa, ARTivista feminiSta, escritora e poeta graduada em Escrita Criativa pela PUCRS. Tem seis livros publicados, sendo os mais recentes: Meu último poema, editora Caravana, 2023; Em breve tudo se desacomodará, 2022, romance, editora Bestiario; Grito de mar, editora Taverna, poemas bilíngues, 1ª edição 2019, 2ª edição 2021. Como tradutora: México, olhar estrangeiro/mirada extranjera, editora Território das artes, 2023, tradução do livro e participação como autora; Siwapajti – Memória e teoria de mulheres, de Karina Vergara Sánchez, 2022, editora Luas; A intimidade do procedimento, Escrita, lesbiana, sul como prática de si, val flores, Greta edições, 2022. Participações mais recentes em coletâneas: Quebra-Ventres, Organização Ana Cecília Romeu e Helena Terra, editora Peripécia e Caminho Editorial, 2023. Desde 2017 organiza em Porto Alegre o Sarau das minas e coordena a Oficina de escrita e escuta feminiSta. É colunista nos Diálogos feministas, no jornal Brasil de Fato. Integra o coletivo nacional do Mulherio das Letras.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário