Festival Rastros do Verão realiza ação de apoio a Jeferson Tenório

Leitura coletiva do livro ‘O avesso da pele’ ocorre nesta sexta, 8 de março, em resposta às recentes tentativas de censura no Rio Grande do Sul e Paraná

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O Festival Literário Rastros do Verão e a Livraria Clareira (R. Henrique Dias, 111 – Bom Fim, Porto Alegre/RS) realizam nesta sexta-feira, 8 de março, a partir das 17h30, uma leitura pública e coletiva na íntegra do romance O avesso da pele, do escritor Jeferson Tenório. O livro, que aborda questões referentes ao racismo estrutural brasileiro, tem sofrido uma sórdida campanha de difamação e tentativa de censura devido a seu conteúdo crítico e político.

A iniciativa da maratona de leitura visa um desagravo ao escritor, que tem sido alvo de uma campanha de cancelamento baseada em afirmações falsas. O livro de Tenório foi selecionado pelo PNLD para ser distribuído em escolas públicas de todo o país em 2022, depois de ter sido premiado e ter seus direitos de tradução comprados por 16 países. Ao contrário do que dizem os detratores mal informados, não se trata de uma imposição do MEC às escolas, mas uma escolha livre e soberana a partir de um cardápio de obras selecionadas para esse fim pelas equipes gestoras das unidades escolares. O PNLD é um programa sério que conta com uma banca formada por mestres e doutores especialistas em literatura e língua portuguesa. O livro chega às escolas acompanhado de material de apoio para educadores e alunos.

A eventual apreensão do livro por coordenadorias regionais de educação ou mesmo por secretarias de educação de Estado é inconstitucional e fere os princípios democráticos da livre expressão artística.

Os realizadores do ato se solidarizam com Tenório e com a Companhia das Letras (editora do romance) contra mais esse ato de censura. A leitura coletiva será transmitida no instagram da livraria Clareira.

Confira a programação completa do Festival Rastros do Verão aqui.

Sobre o autor
Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é graduado em Letras pela UFRGS e atua como professor na rede privada de ensino da capital gaúcha. É Mestre em Literaturas Luso-africanas, pela mesma Instituição, e atualmente, é doutorando em Teoria da Literatura na PUCRS. Como escritor, consquistou diversas premiações de relevo, entre elas a Menção honrosa no 19º Concurso de contos Paulo Leminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005); o 15º Concurso Poemas no ônibus e 3º Concurso Poemas no trem, da Prefeitura de Porto Alegre (2008); além de receber os prêmios de Livro do Ano, para O beijo na parede (2014) e Estela sem Deus (2018). Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. Seu mais recente lançamento, O avesso da pele (2020), já teve os direitos de adaptação comprados para o cinema, assim como os direitos de publicação vendidos para Itália e Portugal.

O avesso da pele
Jeferson Tenório
192 p.
R$ 72,90
Companhia das Letras
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário