‘O risco de sairmos ganhando – e outras crônicas’ está em pré-venda no site da Patuá até o dia 22 de março
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Já está disponível no site da Editora Patuá a pré-venda do livro O risco de sairmos ganhando – e outras crônicas, estreia de Ângela Hofmann na crônica, pelo preço de R$ 50. A obra reúne impressões do cotidiano e de temas sociais através de observações, reflexões e memórias — um exercício que encontrou ignição a partir da Oficina Literária Santa Sede, especializada em crônicas e ministrada por Rubem Penz. Num estilo ora poético, ora provocativo e bem-humorado, as crônicas aqui apresentadas provêm, em grande parte, de vivências e memórias afetivas da autora. A infância durante a ditadura militar, a constituição da mulher escritora na sociedade patriarcal e as influências culturais e artísticas, como a sabedoria popular, a mitologia, a música, o cinema e a literatura escrita por mulheres, são alguns dos lugares pelos quais a autora passeia neste título.
“Face por face, deparamo-nos com memória, poesia, análise, graça, surpresas – todos os contornos à luz de grandes autores do gênero, com destaque para a dicção feminina, social e de forte ligação à natureza”, escreve Rubem Penz sobre a obra.
Fruto do trabalho de uma escritora experiente e inspirada, O risco de sairmos ganhando – e outras crônicas revela uma cronista sensível e competente que se lança agora a um novo campo literário com coragem. A obra segue em pré-venda até o dia 22 de março neste link.
Confira abaixo um trecho da crônica Voa, bicho:
(…)
Logo eu que desde que me conheço – por gente – fui uma menina cheia de medo ao cruzar as passarelas da BR-116; por ter de andar pé ante pé sobre dutos em riachos – meu pai encarava-os como pontes –, sem falar das sacadas e janelas de prédios altos. Dizem que o abismo nos puxa, e era isso mesmo, a atração incontrolável da queda, da desaparição. Morria ao imaginar. Conheci a vertigem. E esta salvou-me para cima.
Precisei não olhar para baixo, e sim na direção dos meus olhos, para a frente. Vencer a distância, apesar de carros enlouquecidos por baixo das frestas entre meus pés. Ignorar a correnteza das águas e seguir o próprio curso de minha respiração. Observar as outras aves lá no alto sem régua de janelas e portas. Seguir o traço de meu bico.
Pode ser que venha daí a constatação de uma professora, enquanto eu driblava minha timidez e a vontade de brilhar: “Tu parece um passarinho em cena”. Lembro bem da expressão – nada pejorativa – tentando me alcançar enquanto minhas asas, mais uma vez, já batiam distante dali.
(…)
Sobre a autora
Ângela Hofmann vive entre Esteio e Viamão, no Rio Grande do Sul, onde se constitui escritora e pesquisadora, a partir de sua formação como mestre em educação, cientista social, facilitadora de biodança e aluna do Centro de Estudos Budistas Bodisatva. É pós-graduanda do curso O Livro para a Infância – A Casa Tombada/SP, membro dos Estudos Literários da Casa Lygia Bojunga/RJ e da Oficina de Crônicas Santa Sede/RS. Autora do livro de contos Decidi te contar e da novela juvenil O chamado de Inajé. Na literatura infantil publicou, dentre outros títulos, A caixa de Pâmela (Prêmio AGES – Associação Gaúcha de Escritores – 2020), Yvy Porã Porau e o Rio de mel (Prêmio Seleção PNLD Literário 2018 – MEC). O risco de sairmos ganhando – e outras crônicas é sua obra de estreia no gênero.

O risco de sairmos ganhando – e outras crônicas
Ângela Hofmann
112 p.
R$ 50
Editora Patuá
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
