Com humor e muito mais

Bert Jr. desenvolve reflexões sobre a sociedade contemporânea em ‘Fict-Essays e contos mais leves’

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Nascido em Porto Alegre, Bert Jr. se graduou em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco. Hoje, com três livros publicados, o escritor tem longa carreira diplomática, já tendo vivido em países como Itália, Venezuela, Canadá, Bolívia e Zâmbia. Bert agora reside na República de Cabo Verde, onde atua como embaixador. Em 2020, como resposta ao marasmo da crise instaurada pela Covid-19, passou a escrever intensivamente todos os dias à tardinha e às madrugadas. O resultado é Fict-Essays e contos mais leves, obra composta por sete contos que registram com perspicácia o espírito do tempo contemporâneo. 

O humor ácido de Bert somado ao seu olhar crítico para o modo como o homem se relaciona consigo, com o próximo e com o mundo fazem com o leitor reconheça as caricaturas que o autor apresenta em cada uma das histórias, que tratam desde uma obsessão pela saúde que deságua em psicose, até reflexões sobre a condição humana e uma investida em busca de explicações para a origem da vida e do universo. “Os temas dos contos do livro vinham sendo objeto de reflexão há algum tempo e se relacionam, em sua maioria, com leituras que fiz, por exemplo, sobre pré-história humana, espiritualidade, nutrição e psicologia”, conta Bert.

Confira abaixo um trecho do VegaLight, presente em Fict-Essays e contos mais leves:

“Enlouquecida de calor, ergueu o corpo para desfazer-se das cobertas, quando então percebeu que não eram mantas e lençóis que a recobriam, mas tiras de massa mole e quente, lambuzadas de molho branco. Estarrecida, Talívida compreendeu que tinha despertado no interior de uma lasanha. “Socooorrrooo!!!”, gritou. E logo berrou, ainda mais alto. O senhor do quarto vizinho veio bater à porta, para saber o que se passava. Lutando para libertar-se das pegajosas línguas de muçarela, verdadeiros elásticos que a mantinham ligada ao leito, Talívida foi ao chão, tentando arrastar-se em direção à porta, enquanto gritava, chorosa: “Tem uma lasanha me atacando, por favor, me acuda!” “Uma o quê?”, perguntou o senhor, incrédulo. “Uma lasanha, uma lasanha assassina… Está me atacando, socorrooo!” “Você está sendo atacada por uma lasanha assassina, é isso? Bom, nesse caso, vou pedir à recepção para chamar a clínica psiquiátrica. Vá dormir, garota!” 
(p. 61)

Sobre o autor
Bert Jr. tem 61 anos e escreve desde os 17 anos. Aos 18, foi finalista, na categoria Poesia, do Concurso Habitasul-Correio do Povo Revelação Literária, na época o maior certame literário do Rio Grande do Sul. No júri, estavam os escritores consagrados Mário Quintana e Lya Luft. Estreou na ficção em 2020, com Fict-Essays e contos mais leves. Em 2021, publicou o seu primeiro livro solo de poesia: Eu canto o ípsilon E mais. No ano seguinte, lançou um novo volume de contos, Do Incisivo ao Canino, e um segundo livro de poemas, intitulado Nevoandeiro. Em 2023, publicou Vi&Verei, contendo poemas curtos, frases e axiomas, e Sem pé com cabeça, uma antologia de crônicas humorísticas.  Atualmente, o autor colabora com as edições mensais da revista eletrônica Conexão Literatura e tem engatilhado para 2024 o seu primeiro romance, que aponta como uma distopia humorística. A previsão de lançamento é ainda no primeiro semestre, pela editora Oito e Meio.

Fict-Essays e contos mais leves
Bert Jr.
192 p.
Editora Labrador
R$ 39,90
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário