Classificadas no Prêmio Carolina Maria de Jesus, as quatro escritoras lançarão seus livros na FiliGram em junho
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A Editora Maralheios já disponibiliza para venda em seu site a coleção Múltiplas, composta por quatro autoras classificadas no Prêmio Carolina Maria de Jesus. Lançado no ano de 2023, o prêmio concedido pelo Ministério da Cultura foi o maior destinado a autorias femininas no Brasil. A coleção está em campanha de pré-venda, que vai até dia 3 de maio, podendo ser adquirida através do site www.maralheios.com/multiplas, como coleção ou os títulos individuais.
O lançamento oficial das obras deve acontecer durante o FiliGram, que acontece entre os dias 3 e 9 de junho, mas os livros adquiridos em pré-venda serão entregues a partir do mês de maio.
Os títulos que compõem a coleção são: Um livro de ausências, de Isabela Mendeleh; Em nós, de Malvina Rosa; Eutimologia, de Ju Lopse, e Vem comigo que no caminho te explico, de Geneviève Faé. Os livros transitam entre a prosa poética, contos, versos e crônicas. As escritoras fazem parte do Escreviventes, coletivo feminista de mulheres escritoras.
Sediada em Canoas, a Editora Maralheios vem trazendo uma série de novidades em 2024. Além da coleção Múltiplas, a editora também publicou o livro À Remetente, de Lidiana Neves, além da edição de outono da Revista A desFrutada, publicação trimestral de arte e literatura.
Saiba mais sobre as quatro autoras e livros da coleção Múltiplas abaixo:
Nos versos de Eutimologia, de Ju Lopse, cada poema é um significado, motivado pela sua origem etimológica tanto quanto pelas sensações evocadas em cada substantivo, adjetivo ou verbo. Ju Lopse é escritora, produtora cultural e musicoterapeuta. Integrou diversas coletâneas e publicou nas revistas Alcateia e Contos de Samsara, além de ser uma das dez finalistas do 10⁰ FESPOED (2020). Em 2021, publicou seu livro de estreia, Novas sobre ela, e atua como editora na Maralheios.
Os contos de Em nós, de Malvina Rosa, narram situações cotidianas, dramáticas, divertidas, tristes, esperançosas, de diversas mulheres. O livro é um espelho, uma janela, uma porta, para o universo feminino. Malvina de Castro Rosa, natural de Porto Alegre, é escritora, Relações Públicas, produtora cultural, mestre em Design Estratégico. Em 2013 publicou As loucas aventuras da guria maluca; em 2021, o romance Paralelos Cruzados, e em 2023, Crônicas de um fim do mundo anunciado.
Nas crônicas de Vem comigo que no caminho te explico, de Geneviève Faé, apresenta-se a perplexidade perante a maternidade. Seja na relação com o filho ou com a sociedade que cobra tanto das mães, é um percurso cheio de surpresas e humor. Geneviève Faé nasceu em Caxias do Sul. Cursou Letras e, empolgada pelo mundo dos livros, fez Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade. É mãe do Pedro e, nas horas vagas, professora de redação. Em 2022, lançou o livro Ponha-se no seu lugar, pela Patuá
A prosa poética de Um Livro de Ausências, de Isabela Mendeleh, abre uma fresta crua com as dores e alegrias das relações e memórias pelo decorrer do tempo. Sobressai uma incansável persistência frente às perdas e ausências, restando a eterna surpresa da vida. Isabela Mendeleh nasceu na manhã do dia 8 de dezembro de 1987, em Ilhabela. É formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de práticas corporais. Teve diversos textos publicados em antologias.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
