Festival de poesia na China recebe sete autores brasileiros

International Youth Poetry Festival in China ocorre de 18 a 24 de julho nas cidades de Pequim e Hangzhou; gaúcho Rodrigo Luiz Pakulski Vianna integra comitiva

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Oitenta poetas — 50 chineses e 30 de países que integram o BRICS, acrônimo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — estarão presentes no International Youth Poetry Festival in China, evento que ocorre em Pequim e Hangzhou entre 18 e 24 de julho de 2024. A comitiva brasileira levará ao país asiático sete poetas brasileiros: Ana Rüsche, Cida Pedrosa, Júlia de Carvalho Hansen, Lubi Prates, Luiza Romão, Rodrigo Luiz Pakulski Vianna e Thiago Ponce de Moraes. Além de atividades na programação, os participantes visitarão museus e localidades históricas, como a Grande Muralha e a Cidade Proibida, e terão seus poemas reunidos em uma antologia, com tradução para o chinês.

Com vozes e produções distintas, destaca-se como convergência o reconhecimento de seus trabalhos. Ana Rüsche, Lubi Prates e Thiago Ponce de Moraes foram finalistas do Prêmio Jabuti, distinção atribuída a Cida Pedrosa e a Luiza Romão. Rodrigo Luiz P. Vianna recebeu o Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional. Cida Pedrosa ainda recebeu o Prêmio Guerra Junqueiro Lusofonia e APCA; enquanto Luiza Romão é semifinalista do Prêmio Oceanos. Lubi Prates também é finalista do Prêmio Rio de Literatura.

Único representante do Rio Grande do Sul, Rodrigo Luiz Pakulski Vianna nasceu em Porto Alegre em 1981 mas vive em São Paulo. É autor de Textos para lembrar de ir à praia, obra vencedora do Prêmio Alphonsus Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional. Jornalista e professor, é também criador do podcast poesia pros ouvidos. Saiba mais sobre seu livro de estreia no link abaixo.

“A gente escreve nessa expectativa de lidar, de certa forma, consigo mesmo, com a nossa relação com o mundo e com a linguagem, sem imaginar muito como isso vai reverberar”, reflete Pakulski. “O convite, assim, chega completamente de surpresa. É difícil imaginar algo que começa num rabisco de caderno chegar tão distante. É um retorno muito significativo do que a palavra é capaz, nisso que nos une enquanto humanos, mesmo entre tantas distâncias, sejam elas físicas, culturais, sociais”, completa.

O International Youth Poetry Festival in China é organizado pela Associação Chinesa de Escritores e tem como tema um verso do poeta clássico Zhang Jiuling (673–740), “Time Together Across The World”. Os participantes foram convidados também a escrever um ensaio sobre o tema para debaterem em um seminário. A programação ainda reserva espaço para participação em um painel sobre inovação na poesia.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário