Associação Literária de Campo Bom lança duas antologias em teatro lotado

Livros de poemas e contos lançados dia 28 de junho contam com textos de estudantes, associados e escritores do Vale dos Sinos selecionados em concurso literário

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

No dia 28 de junho, aconteceu o evento de lançamento das antologias Mosaico de Vozes no Teatro Marlise Saueressig, no complexo CEI, na cidade de Campo Bom. O evento foi promovido pela Associação Literária de Campo Bom e lotou o teatro com atrações culturais e a presença de autoridades, escritores do vale dos sinos, educadores, pais e alunos do município. Na ocasião, foram entregues certificado de participação e as premiações de cada selecionado, conforme a sua colocação e categoria de inscrição, a rigor do que constava em edital. Ao total foram distribuídos, de forma gratuita, 400 livros, sendo 200 para Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Campo Bom e 200 livros e certificados aos autores integrantes das obras. Além disso, foram pagos R$ 5.000,00 de premiação em dinheiro — distribuídos entre os meses de maio e junho.

A ALCB recebeu o investimento de 30 mil reais da Lei Paulo Gustavo, valor que custeou a edição e produção dos livros nas versões físicas, em ebook e audiobook, as premiações dos selecionados, o pagamento do evento, profissionais parceiros e ações de divulgação.

Fotos: divulgação

Diversidade nas antologias — no tema e no perfil dos escritores

O tema que norteou a produção dos contos e poemas foi inclusão, diferença e diversidade na produção literária e como resultado foram lançados duas obras, envolvendo ao todo 90 escritores – já que alguns publicaram poemas e contos, 60 poemas e o 39 contos.

Os textos dos livros abordam temas como a beleza e importância das diferenças, sejam elas de gênero, orientação sexual, etnia, religião ou por deficiência. Reverberando a força e resistência de grupos considerados erroneamente como minoritários.

Expressam também evidências históricas, sociais e culturais das mais diversas formas de ver, ser e estar no mundo. Por meio de narrativas que abordam o capacitismo, o racismo, o preconceito de gênero, a desigualdade social e outras formas de discriminação.

A Antologia de Poemas conta com 146 páginas e 60 autores (40 dos quais, estreantes), e a Antologia de Contos tem 152 páginas e 39 autores — sendo 23 estreantes.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário