Dilan Camargo reverencia a arte do tango em publicação pela Bestiário
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Sob o título Pequenos tangos, males de amor, o mais recente livro de Dilan Camargo reúne poemas breves que prestam “uma homenagem à passionalidade e à intimidade que há entre corpo e alma, e que os tangos não negam, mas espelham e pronunciam”, nas palavras do próprio autor. “Estes poemas refletem o excedido e cru sentimentalismo das letras de tango. Nascido no bajo fondo de Buenos Aires alcançou os teatros e as luzes do mundo. A poética tangueira até hoje comove gerações e gerações”, reflete o autor no posfácio.
A obra presta uma reverência ao ritmo de Carlos Gardel e revela-se um exercício poético de fôlego ao explorar as potencialidades do romance, do amor e da paixão sob as inspirações do tango. “Seu andamento é o vento quebrando as esquinas nas madrugadas de inverno. A dança do tango é um enfrentamento passional. As letras do tango são escritas com punhais. Arranha-se a alma para compor um tango. Obrigado, poeta, por nos reavivar a memória do tango”, escreve Luiz Coronel na apresentação.
Confira abaixo dois poemas presentes em Pequenos tangos, males de amor:
Quem até hoje se manteve em pé
diante de um amor que nunca existiu?
Sim! Porque o amor só existe entre dois
e nada vale a esperança e nem a fé
de um amante que se deu conta depois
que amava sozinho e o quanto se iludiu.
A vida se vai na sua marcha antiga
mesmo sem amor eu deixo que ela siga.
(p. 16)
As tuas pernas não são a tua alma
se fossem, seriam a glória da encarnação.
Elas te levam e ninguém de ti se aproxima
vão para onde quem ama perde a ilusão.
As tuas pernas firmes, são teu enigma
te levam para onde nunca estavas antes.
Te escondem atrás das roxas cortinas
de um palco vazio e mal iluminado
onde jamais seremos dois amantes
(p. 25)
Sobre o autor
Dilan Camargo é escritor, funcionário público e professor universitário aposentado. Publicou livros para o público infantil, juvenil e adulto. Recebeu os prêmios Açorianos de Literatura Infantil da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Livro do Ano nas categorias Infantil, Narrativa Curta e Poesia da Associação Gaúcha de Escritores. Tem livros selecionados para o Catálogo de Bolonha, Itália, e indicados para o Prêmio Jabuti. Participou como convidado da Festa Literária de Paraty e do Salão Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Participou como palestrante no Seminário La lectura como experiencia: más allá de la pantalla y el papel, organizado por CEIBAL y ProLEE, Montevideo, Uruguai. Recebeu várias premiações com diversos parceiros em festivais de música no RS. Fundador da Associação Gaúcha de Escritores e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre em 2015 e de várias feiras em municípios e escolas.

Pequenos tangos, males de amor
Dilan Camargo
114 p.
Editora Bestiário
R$ 49,90
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
