Livro para a infância aborda o encontro de gerações

Clarice Bourscheid e Joana Puglia contam história sobre duas árvores de idades distintas que compartilham o mesmo jardim em Porto Alegre

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

No Brasil, em 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo. A efeméride é oportuna para ocasiões que nos façam refletir sobre o papel das amizades em nossa vida. Por isso, a escritora Clarice Bourscheid e a ilustradora Joana Puglia aproveitam a oportunidade e apresentam ao público o livro A Araucária e o Ipê amarelo no dia 20, sábado, a partir das 10h30, em bate-papo e sessão de autógrafos, seguidos de intervenção musical com o flautista Klaus Volkmann, no Instituto Ling (R. João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS).

Ideal para leitura em família e recomendada para crianças a partir de sete anos, A Araucária e o Ipê amarelo conta uma história sobre o alegre encontro de duas árvores que viviam num mesmo jardim na cidade de Porto Alegre: uma jovem araucária e um já maduro ipê. Neste encontro geracional, percebe-se a possibilidade de delicadeza e profundidade que pode existir nas relações quando enxergamos com cuidado quem vive perto de nós.

A Araucária e o Ipê amarelo é uma obra sobre as belezas da natureza, sobre as diferenças, a generosidade e sobre a força que as amizades verdadeiras têm para fazer florescer em cada um o que há de melhor.

Sobre a autora
Clarice Bourscheid é professora de voz e música. É licenciada em Música/Canto pela UFRGS, especialista em Pedagogia da Arte e doutora em Educação pela mesma universidade. É mestra em Educação pela UNISC. Nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2021 apresentou trabalhos de pesquisa acadêmica no EECERA (European Early Chilhood Education Research Association). É professora de música na Escola Despertar de Educação Infantil e na educação infantil do Colégio Monteiro Lobato. Ministra, como professora convidada, a disciplina “Sons, movimentos e ritmos” na Especialização em Educação Infantil da UNISINOS. Atua também em projetos autônomos e parcerias nessas áreas. Seus interesses giram em torno das artes, das humanidades, da literatura e da música. Compreende a voz e a experiência estético-poética como um elemento fundamental em seu trabalho na formação humana. A Araucária e o Ipê amarelo é seu primeiro livro. A autora prepara outro para ser lançado até o final do ano.

Sobre a ilustradora
Joana Puglia é psicóloga com formação em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças. É mestra em Promoção da Saúde, com ênfase em Estudos de Gênero e Sexualidade. É especialista em Abordagens da Violência contra Crianças e Adolescentes e especialista em Transtorno do Espectro Autista: Inclusão Escolar e Social. Desde criança, usa o desenho e as cores como forma de expressão e acredita que através da arte é possível contemplar a diversidade em suas muitas manifestações. A Araucária e o Ipê amarelo é o décimo segundo livro infantil que ilustra.

A Araucária e o Ipê amarelo
Clarice Bourscheid; ils. Joana Puglia
24 p.
Helvetia Éditions
R$ 60
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário