Anotações no escuro

Ticiano Osório convida o leitor a ampliar sua percepção do cinema em seu novo livro

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Quais são as reflexões, as emoções e os movimentos que os filmes produzem em nós? Partindo justamente das perguntas, e não das respostas, o jornalista Ticiano Osório apresenta seu segundo livro: Anotações no Escuro: as perguntas que os filmes me fazem. A obra estará disponível nas livrarias a partir de 15 de agosto e já pode ser adquirida em pré-venda no site da editora.

Cada texto de Anotações no Escuro começa com uma indagação motivada pelo encontro do autor com 50 filmes marcantes. Nessa jornada, Ticiano vai do Senegal ao México, da Dinamarca à Colômbia, do sertão de Pernambuco a uma ilha deserta na França, da antiga Hollywood à reconstruída Hiroshima.

O resultado é uma conversa bem-informada sobre o universo cinematográfico, com entusiasmo e sensibilidade. Uma crônica de amor ao cinema.

“Quase todos os 50 filmes reunidos neste livro me tiraram do chão (a única exceção pelo menos me tirou do sério). Despertaram uma paixão fulminante ou me conquistaram aos pouquinhos — às vezes, a gente precisa de uma distância para enxergar melhor, de um tempo para sentir saudade. Provocaram a urgência do reencontro, motivaram o exercício da vaidade — sabem aquela vontade de mostrar ao mundo o novo amor, de contar a todos sobre sua felicidade? É o que faço nestas páginas”, escreve o autor.

Sobre o autor
Ticiano Osório nasceu em Porto Alegre, em 1973. É jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1995, trabalha no Grupo RBS, onde atua como colunista de filmes e séries. É autor de O morcego e a luz: 80 anos de Batman no cinema (BesouroBox, 2023). 

Anotações no Escuro: As perguntas que os filmes
me fazem

Ticiano Osório
208 p.
R$ 59,90
Arquipélago Editorial
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário