Festiva discute as possibilidades da escrita frente ao colapso; programação ocorre de 17 a 19 de setembro na PUCRS
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Debates, apresentações de trabalho e oficinas vão integrar mais uma edição da Festa da Escrita Criativa (Festiva), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Neste ano, o tema escolhido para pautar as discussões é Imaginar amanhãs: o que pode a escrita frente ao colapso?
O primeiro dia da Festiva vai abordar o fim do mundo. A mesa Relatos do colapso: ficção e não ficção frente à crise, será composta por duas escritoras premiadas: Julia Dantas (finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e vencedora da categoria romance nos prêmios AGES e Academia Rio-Grandense de Letras) e Luciany Aparecida (semifinalista do Prêmio Oceanos 2024).
No segundo dia, o debate se dará sobre a criação de narrativas apesar do colapso. A mesa, intitulada A resistência do horizonte: para onde olhar depois do fim?, será composta pelas pesquisadoras Carol Becker e Mônica Chissini.
No terceiro e último dia de programação, os participantes poderão optar por uma de três oficinas: Escrever memórias, com Fred Linardi; Corpo & palavra: performances textuais, com Gica Rodriguez; ou Escrever horror, com Irka Barrios.
Numa inovação em relação aos anos anteriores, nesta edição a Festiva está aberta também a comunicações de alunos de graduação e pós-graduação que apresentem trabalhos relacionados ao tema do evento.
A promoção é de do grupo de pesquisa Cartografias Narrativas, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da universidade, sob coordenação do professor Paulo Ricardo Kralik Angelini. Os doutorandos André Carvalho, Filipe Smidt Nunes e Maristela Scheuer Deves assinam a organização.
A Festa da Escrita Criativa ocorre de 17 a 19 de setembro, com as comunicações ocorrendo das 17h30 às 19h, e as mesas e oficinas, das 19h15 às 20h45, no Bloco 8 da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Partenon, Porto Alegre/RS).
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
