Em novo romance, Camila Maccari escancara o impacto dos padrões na vida de pessoas gordas ao capturar as nuances da subjetividade de personagem
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Fim de expediente, num dia cansativo, uma mulher resolve tomar uma cerveja sozinha em um bar. Acomoda se e, nos próximas minutos, vive uma experiência marcante e apenas aparentemente banal. A cadeira em que ela está sentada se quebra, e a protagonista vai ao chão. O garçom tenta ajudar, mas o que ela sente não pode ser amparado por ninguém. Esse momento, marcado por vergonha e impotência, desencadeia uma série de reflexões e memórias que compõem a narrativa de Infinita, novo romance de Camila Maccari.
A obra será lançada oficialmente no sábado, 14 de setembro, a partir das 17h, na Livraria Baleia (R. dos Andradas, 351 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS), em um bate-papo com Nanni Rios que será seguido de sessão de autógrafos.
A experiência do corpo é o ponto central da narrativa. A protagonista, cujo nome não sabemos, é uma mulher gorda e convive desde a infância com a cobrança sobre seu peso. Primeiramente, a da mãe. Depois, a de conhecidos e outras pessoas próximas. Estas atitudes causam um ciclo de tentativas frustradas pelo emagrecimento, com enormes impactos em sua vida e em sua saúde mental. Escrita como um fluxo, a narrativa expõe os pensamentos da protagonista duros, intensos, velozes e colocam em pauta um tema ainda pouco tratado na literatura: como é existir em um corpo gordo em um mundo que insiste em colocar as pessoas, principalmente as mulheres, dentro de um padrão.
Da infância à vida adulta, os anos da protagonista são marcados pela busca por um corpo que lhe permita escapar da violência, por vezes sutil, mas frequentemente escancarada, direcionada a ela. As experiências de desamparo são expostas de maneira incisiva, revelando um ciclo persistente de sofrimento. Ao reviver memórias marcadas por risadas, humilhações, pena e desrespeito — desde os dias escolares até consultas médicas e relações amorosas — emergem questões de vida e de morte que perturbam a protagonista e envolvem o leitor.
Sobre a autora
Camila Maccari nasceu em Sarandi, interior do Rio Grande do Sul, em 1992. Atualmente mora em Porto Alegre, onde se formou em Comunicação Social e trabalha como jornalista e redatora publicitária. Dias de se fazer silêncio, seu romance de estreia, foi finalista do prêmio AGES, Prêmio Academia Rio-grandense de Letras e Prêmio Mozart Pereira Soares e vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura.

Infinita
Camila Maccari
184 p.
Autêntica Contemporânea
R$ 45,90
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
