Processos de Mediação de Leitura com o Livro para a Infância

Biblioteca Comunitária Circular de Esteio e a escritora Ângela Hofmann oferecem a atividade gratuita entre 28 de setembro e 26 de outubro

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Estão abertas as inscrições gratuitas para a Formação em Processos de Mediação de Leitura com o Livro para a Infância, promovida de forma presencial pela Biblioteca Comunitária Circular, em Esteio/RS. Com o objetivo de promover e valorizar a literatura infantil, a formação abrange diversas formas de expressão, incluindo acalantos, cantigas, canções, parlendas, sons, movimentos, rodas, brincadeiras e livros ilustrados, explorando as múltiplas linguagens que compõem o universo infantil. A formação será conduzida pela escritora Ângela Hofmann, mestre em educação e especialista em literatura para a infância. O curso será dividido em quatro encontros, focando em práticas de mediação de leitura para a primeira infância, com ênfase na sensibilização, na criatividade na educação infantil, e na ampliação de repertório e acervo.

Entre os tópicos abordados no curso, estão Literatura para a primeira infância; a escrita de si; criação de espaços de mediação de leitura no ambiente escolar infantil, entre outros.

As inscrições devem ser feitas pelo link no perfil do Instagram @bccircular.

O curso ocorre nos dias 28 de setembro, 5 de outubro, 19 de outubro e 26 de outubro, das 14h às 16h, na Biblioteca Comunitária Circular – Praça da Juventude (Av. João Paulo, 900 – Jardim Planalto – Esteio/RS). A atividade faz parte do projeto cultural Biblioteca Comunitária Circular: processos de mediação de leitura com o livro para a infância, financiado pela Lei Paulo Gustavo, Edital 2/2023, Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Esteio, através da Secretaria Municipal de Cultura. A Biblioteca Comunitária Circular atende a comunidade há três anos e integra a Beabah! – Bibliotecas Comunitárias do RS e a RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

Sobre a ministrante
Ângela Hofmann vive entre Esteio e Viamão, no Rio Grande do Sul, onde se constitui escritora e pesquisadora, a partir de sua formação como mestre em educação, cientista social, facilitadora de biodança e aluna do Centro de Estudos Budistas Bodisatva. É pós-graduada do curso O Livro para a Infância – processos contemporâneos de criação, circulação e mediação n´A Casa Tombada/SP. É membro dos Estudos Literários da Casa Lygia Bojunga/RJ e da Oficina de Crônicas Santa Sede/RS. Autora do livro de contos Decidi te contar e da novela juvenil O chamado de Inajé. Na literatura infantil publicou, dentre outros títulos, A caixa de Pâmela (Prêmio AGES – Associação Gaúcha de Escritores – 2020), Yvy Porã Porau e o Rio de mel (Prêmio Seleção PNLD Literário 2018 – MEC) e O risco de sairmos ganhando – e outras crônicas.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário