Plaquete ‘O nome dela não importa’ é o quinto livro da elogiada poeta gaúcha
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Diogo Pinheiro
Já está disponível para os leitores o mais recente título da poeta Sabrina Dalbelo, o plaquete O nome dela não importa. Com 46 páginas, 30 poemas e um texto em prosa, a publicação é, ao mesmo tempo, breve e potente. “É um livro sobre ser mãe, filha, neta, filha da filha; sobre tropeços, medos, acertos, convicções e equívocos; sobre a culpa que habita o ser mãe, a opção de não ser; sobre a violência de dever ser; e sobre a tristeza de deixar de ser”, comenta a autora.
A capa traz a imagem da Mulher de Willendorf, estatueta com 11 cm de altura esculpida em calcário, com cerca de 30 mil anos (período paleolítico), descoberta em um sítio arqueológico situado perto de Willendorf, na Áustria, em 1908. Acredita-se que era um patuá, mas não há certeza, a não ser que representa uma mulher. A imagem não tem rosto, não tem pés, descansa os braços sobre os seios fartos e convida para se pensar sobre a representação do corpo.
“O nome dessa mulher sem rosto não importa, mas gosto de pensar que foi uma mulher, talvez como ela, comum, nua, que deu à luz o primeiro ser. E ela fez isso e depois foi perdendo os pés, que ficaram presos, pouco a pouco, nos lugares em que passou, enquanto ela, sabia, só tinha que continuar”, comenta a autora.
O livro será lançado na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, dia 15 de novembro, às 14h. Está disponível no site da editora Toma aí um poema e também com a autora.
Sobre a autora
Sabrina Dalbelo é poeta gaúcha, autora dos livros de poesia Baseado em Pessoas Reais (Poesias Escolhidas, 2017), Lente de aumento para coisas grandes (Penalux, 2018), Rasga-ossos (Penalux, 2020), finalista do Prêmio AGES Livro do ano 2021 e do Prêmio Açorianos de Literatura 2021, e de Ab Cena (Urutau, 2023). Integrante do Coletivo As Contistas. Foi a Escritora Homenageada da 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves/RS (2021), ao lado da patrona Natalia Borges Polesso. Foi aluna de escrita criativa de Marcelino Freire e hoje participa da Oficina de poesia de Pedro Gonzaga. Em 2024, lança a plaquete O nome dela não importa (ed. Toma Aí Um Poema), sobre relações de maternidade, e Voltei para buscar meus olhos (ed. Impressões de Minas).

O nome dela não importa
Sabrina Dalbelo
46 p.
R$ 35
Toma Aí Um Poema
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
