Poeta Michelle C. Buss lança campanha de financiamento coletivo de livro que promove uma jornada de reencontro com a natureza
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Diogo Pinheiro
Em guarani, “Rohayhu” pode ser traduzido como “eu te amo”. Este resgate por uma ancestralidade conectada à experiência de vida dos povos originários é o que inspira o livro que a poeta Michelle C. Buss disponibiliza em campanha pelo Catarse até o dia 4 de novembro. A obra tem lançamento oficial no dia 5 de dezembro no Terreiro Bar Ancestral (Rua Luiz Afonso, 347 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS). Na ocasião, ocorre também o lançamento do álbum BúziosDeAgô — coletivo musical que pesquisa espiritualidades e manifestações culturais brasileiras para suas composições, pelas vozes de DoCanto Gabriel e da própria poeta.
“O eu-lírico destes manifestos poéticos pode ser lido como alguém que busca sua identidade na floresta após ter sido arrasada pelas narrativas, pelo tempo e pelo modo de vida moderno, das máquinas, do paradigma do Antropoceno”, escreve Trudruá Dorrico Macuxi na apresentação da obra.
Contribua com a publicação de Rohayhu com valores a partir de R$ 50 neste link
Sobre a autora
Michelle C. Buss é escritora, cantora, compositora e filha da Terra. Natural de Jaguari, sul do Brasil, é autora de cinco livros de poesias. Já foi finalista no Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras (2019 e 2022), Prêmio AGES (2019) e Prêmio Mozart Pereira Soares (2023). Em 2024, foi agraciada na Suíça com o VIII Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros pela obra “(um parêntesis sobre distâncias)”. Do seu envolvimento com as palavras, tornou-se Mestre em Letras pela UFRGS, na área de Pós-Colonialismo e Identidades, onde pesquisou o ocultismo na obra de Fernando Pessoa. É curadora do selo editorial Poesia pelo Mundo (pertencente a Editora Bestiário). Ao lado de Léo Cruz é idealizadora e anfitriã do Sarau Poetaria. Com o produtor Pedro Frizzo, desenvolve o Projeto Fractais que conecta literatura com audiovisual. É também fundadora e integrante do grupo BúziosDeAgô.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
