Autor reúne em livro contos que exploram os diversos aspectos do desamor
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Marcela Kröeff
Já está disponível no site da Editora Patuá o livro Desafetos, de Diego Lops. A publicação é uma reunião de contos que abordam temas como paixão e solidão, explorando as mudanças que ocorrem depois que o amor acaba. Para tanto, esmiúça momentos da vida de pessoas enlutadas, combalidas, exaustas e solitárias, que se veem sem outra opção a não ser seguir vivendo.
Diego Lops conta as histórias dessas pessoas recorrendo a diferentes tons de linguagem, às vezes com uma prosa objetiva e crua, outras vezes mais sensível e sutil, indo do sórdido ao sardônico, conforme a necessidade de cada história.
Em Peru Selvagem, um homem exausto embarca numa delirante jornada pela vida noturna da cidade, enquanto em Canção de Hamburgo, uma violinista insegura perde tudo ao tentar encontrar o namorado numa viagem pela Europa. O nome narra a espera de uma criança por pais que nunca chegam, já em O Pai do Brasil, uma filha tenta impedir que o pai seja eleito presidente. Essas e muitas outras personagens de Desafetos se movimentam fugindo de si mesmas e desafiando as consequências dos seus desamores e desejos. Com referências que vão de Bach a White Stripes, passando por Tom Waits, Frank Sinatra, Dom Quixote, Rei Leão, Umberto Eco, Nietzsche, Michael Jackson e muitas outras, Desafetos, quarto livro de Diego Lops, é uma odisseia perturbadora, por vezes bem-humorada, mas sempre inquietante.
Sobre o autor
Diego Lops nasceu em Porto Alegre, onde abandonou a faculdade de Jornalismo para se formar em Letras. Morou em Salvador, Vancouver e Araraquara, mas sempre retorna à sua cidade natal. É contista, cronista, tradutor, revisor, dicionarista e colecionador de frases. Estreou na literatura vencendo o 3º Prêmio UFES de Literatura na categoria Melhor Livro de Contos, com Pessoas Partidas (Edufes, 2016). Publicou ainda Frases ouvidas por aí (2017) e Magrafo – dicionário de palavras inexistentes (Tomo Editorial, 2019), finalista do Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores. Escreve ainda em blogs e revistas eletrônicas.

Desafetos
Diego Lops
Editora Patuá
R$ 40
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
