Diretor Técnico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, Álvaro Alberto Azevedo Fernandes estreia na literatura com romance de fôlego
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Nathália Ely/Divulgação
Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica, de Álvaro Alberto Azevedo Fernandes, é um romance filosófico que convida a reflexões sobre a própria existência humana. Com uma linguagem poética e simbólica repleta de alusões literárias, a obra conta a história do neurocirurgião Urbano e de seus colegas de faculdade Asmin e J.
Depois de passar por um acidente, o protagonista se torna paciente do complexo hospitalar em que trabalha e passa a ver situações e comportamentos que antes não percebia. Isso o faz repensar e mudar o seu antigo modo de ser. Escrever, o que ele chama de narrativa terapêutica, o ajuda nessa busca do básico e do que deixou de ser.
As lembranças de situações passadas, os relacionamentos construídos — ou retomados de outra forma — no período de internação e depois no início da sua volta às atividades, os diálogos profundos com outros personagens, bem como as histórias de vida deles, mostram a complexidade e relativizam o significado da existência humana. Entre os novos encontros, está Poggio, que, assim como Urbano, busca um sentido para o existir. Ao conversar com o internado e saber mais sobre ele, o médico acaba por se reconhecer.

Escrito de uma forma não linear, e com a presença de notas de rodapé e marginais, a publicação convida ao leitor a ser mais do que um espectador, mas também a interagir com a narrativa, criando a sua própria interpretação da história.
A obra marca a estreia do também Diretor Técnico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas como escritor e pode ser adquirida em formato impresso ou digital.
Sobre o autor
Nascido em 17 de agosto de 1968 em São Paulo, Álvaro Alberto Azevedo Fernandes se formou em Medicina pela Instituição Lusíadas, em 1992. Frequentou também outras graduações – Letras (USP – 3 anos), Direito (Inst. Toledo – 3 anos), e Filosofia (Unisinos – 3 anos). Atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, Rio Grande do Sul. Desde a juventude é atraído pela literatura, sendo um ávido leitor e escritor independente. Em 2024 passou a integrar (por um período de 3 anos) a equipe da Editora Ases da Literatura. Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica marca sua estreia como autor.

Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica
Álvaro Alberto Azevedo Fernandes
534 p.
Editora Ases da Literatura
R$ 130,59 (e-book R$ 19,90)
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
